‘Légua tirana’ de Luiz Gonzaga esgota ingressos no Recife

Neste sábado, dia 2, o Cinema São Luiz, localizado no Recife, ficou lotado para a pré-estreia do filme Légua Tirana, que comemora o legado do músico Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião. A data também marca o 36º aniversário de sua morte. O filme serve como uma homenagem à trajetória do artista, integrando cinema e música.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Após a exibição, o público pôde aproveitar um pocket show com os sanfoneiros que interpretam as diferentes fases da vida de Gonzaga no filme: Kayro Oliveira (como ele na infância), Wellington Lugo (na juventude), Chambinho do Acordeon (na fase adulta) e Joquinha Gonzaga, sobrinho do músico, que representa a idade avançada. A filmagem ocorreu na Chapada do Araripe, uma região que abrange partes dos estados de Pernambuco e Ceará e que é conhecida por suas belezas naturais, frequentemente mencionadas nas canções do artista.
O longa foi produzido pela Mont Serrat Filmes e pelo Instituto Cinema no Interior. Ele explora as raízes de Luiz Gonzaga, abordando sua infância e juventude e incluindo cenas de seu retorno à sua terra natal, Exu. O elenco também conta com nomes respeitados como Cláudia Ohana, Tonico Pereira, Batoré e o mestre repentista Bule Bule.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O diretor Diego Fontes, que co-dirige o filme com Marcos Carvalho, destacou que a produção não apenas conta uma história pessoal, mas também celebra a rica cultura brasileira e o impacto transformador da arte nordestina. “Vamos percorrer o país com cinema, música e interagir com o público”, afirmou Carvalho.
Com estreia nacional marcada para 21 de agosto, o filme será levado a várias cidades, incluindo Caruaru, Petrolina, Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE) e Salvador (BA). A distribuição do filme está a cargo da O2 Play e a produção foi financiada por meio de recursos públicos federais e estaduais, obtidos através do Fundo Setorial Audiovisual da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Fundo de Incentivo à Cultura da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), além do patrocínio da empresa de energia solar Sungrow.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE