Toyota Yaris Cross ainda sem data de lançamento no Brasil

Depois de passar por uma microexplosão que paralisou a fábrica de motores em Porto Feliz, a Toyota está organizando sua volta às atividades. E nessa retomada, o foco é nada menos que um dos lançamentos mais esperados: o Yaris Cross. O atraso na produção não mexeu apenas com a rotina da marca, mas também aumentou a expectativa em torno da recepção desse SUV compacto no Brasil.
A boa notícia é que a produção aos poucos volta a partir de 3 de novembro nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas em São Paulo. Inicialmente, a ideia é concentrar a produção nas versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross, que prometem atender tanto o mercado interno quanto os exportadores. Depois de um período complicado de suspensão, a Toyota quer recuperar o tempo perdido entre setembro e outubro.
Infelizmente, a unidade de Porto Feliz, responsável pela fabricação dos motores, ainda está sem previsão de reabertura. Os equipamentos danificados estão passando por uma avaliação e alguns serão transferidos temporariamente para outras fábricas. Enquanto isso, apenas os trabalhadores dessa unidade estão em lay-off, enquanto as demais equipes já voltam ao trabalho após as férias coletivas.
Para quem está ansioso pela normalização total da produção, a previsão é que isso aconteça em janeiro de 2026. Nesse período, os veículos com motores convencionais como o Corolla e o Yaris também vão voltar a ser fabricados. A expectativa é que até fevereiro tudo já esteja funcionando no ritmo normal.
O Yaris Cross, por sua vez, passou por uma verdadeira mudança em seu cronograma de lançamento. Antes previsto para março, depois em julho, em seguida outubro e, agora, estamos sem uma nova data oficial. Parte desse atraso se deve ao que aconteceu em Porto Feliz, que estava se preparando para novos motores, tanto o 1.5 flex quanto a versão híbrida do SUV.
Mas há sinais de que as coisas estão tomando forma. O programa de assinatura Kinto One Fleet divulgou uma mensalidade de R$ 2.999 para o modelo em contratos de 36 meses. Isso leva a crer que o preço final do Yaris Cross deve variar entre R$ 110 mil e R$ 150 mil, com chances de a versão de entrada ficar abaixo de R$ 120 mil, o que ajudaria a garantir isenção de ICMS para o público PCD, que vem crescendo bastante.
O investimento da Toyota de R$ 1,63 bilhão nas fábricas mostra o quanto esse projeto é estratégico. Com promessas de até dez anos de garantia, o Yaris Cross vai oferecer versões híbridas que combinam um motor 1.5 a combustão com um elétrico, prometendo cerca de 113 cv e consumo acima de 20 km/l. Para quem prefere um motor flex, opções com motor 1.5 aspirado vão entregar até 110 cv com câmbio CVT.
Com um comprimento de 4,31 metros e um porta-malas que acomoda 471 litros, o Yaris Cross se destaca entre os SUVs mais espaçosos da sua categoria. O modelo ainda contará com um painel digital, uma tela multimídia de 10,25” e pacotes de segurança avançada. Portanto, mesmo com todos os atrasos, o Yaris Cross se posiciona como uma grande aposta da Toyota para fortalecer sua presença no mercado brasileiro e ampliar a categoria de híbridos que vem ganhando espaço nas ruas.