Datafolha: 89% dos brasileiros veem tarifaço de Trump como prejudicial

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (31), revela que a maioria da população brasileira está preocupada com o impacto econômico do aumento de tarifas sobre produtos nacionais, medida imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De acordo com o levantamento, 89% dos brasileiros acreditam que essa decisão irá prejudicar a economia do país. Desses, 66% afirmam que as consequências serão severas, enquanto 23% consideram que o impacto será leve. Apenas 7% acreditam que não haverá prejuízos, e 4% não souberam opinar sobre o assunto.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, 92% expressam preocupação com as tarifas, enquanto 87% dos apoiadores do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilham a mesma visão.
Além disso, 77% dos entrevistados afirmam que se sentirão diretamente afetados pelo aumento das tarifas. Apenas 19% acreditam que não sofrerão consequências dessa decisão.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Sobre a reação do governo brasileiro, 72% dos entrevistados acreditam que a melhor estratégia seria a negociação com o governo Trump, com o objetivo de reverter as tarifas. Outros 15% defendem a adoção de tarifas recíprocas sobre produtos americanos, enquanto 6% opinam que o governo brasileiro deveria aceitar todas as exigências feitas pelo governo dos EUA.
A pesquisa também mostra que muitos brasileiros consideram os Estados Unidos um parceiro comercial pouco confiável. Apenas 51% dos entrevistados veem o país como confiável. Em contraste, 66% consideram a China um parceiro confiável, assim como 72% avaliam os países do Mercosul e 74% confiam na União Europeia.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Realizada entre 29 e 30 de julho, a pesquisa entrevistou 2.004 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. É importante lembrar que o levantamento foi feito antes que o governo Trump oficializasse as tarifas e divulgasse a lista de isenção, que incluiu quase 700 produtos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE