Governo Federal libera a convocação de 4 mil aprovados no Concurso Unificado

Governo Federal Autoriza Nomeação de 4 Mil Aprovados em Concurso Unificado
Na última sexta-feira, 25 de agosto, um anúncio importante foi publicado no Diário Oficial da União. Pelo menos 16 órgãos federais estão autorizados a começar a nomeação dos candidatos aprovados na primeira fase do Concurso Nacional Unificado (CNU), conforme a Portaria nº 3.114.
O Ministério da Gestão espera que as primeiras nomeações sejam anunciadas ainda em maio. As vagas disponíveis abrangem cargos de nível médio e superior em diversas áreas, como Administração, Educação, Estatística, Engenharia, Comunicação, Tecnologia e Políticas Públicas. As posições a serem preenchidas incluem analistas, técnicos, especialistas e pesquisadores.
Os órgãos que farão as contratações incluem importantes ministérios, como o da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e Planejamento. Além disso, instituições como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU) também estão entre os beneficiados.
Essa autorização para as nomeações é respaldada pela Lei Orçamentária Anual de 2025, que assegura os recursos financeiros necessários para a contratação dos novos servidores.
Sobre o Concurso Unificado
O Concurso Nacional Unificado é o maior já realizado no Brasil. Em 2024, foram registrados 2.144.397 inscritos para disputar 6.640 vagas em cargos públicos nos níveis superior, médio e técnico. Os salários para os novos servidores podem variar de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71 em 21 diferentes órgãos da administração pública federal.
Situação em Roraima
Em Roraima, mais de 17 mil candidatos se inscreveram para o concurso. Para a realização das provas, foram necessários 33 locais, distribuídos entre os municípios de Rorainópolis e a capital, Boa Vista. Ao todo, 622 salas foram utilizadas para garantir que os candidatos pudessem realizar as provas.
A primeira edição do concurso ocorreu em 18 de agosto do ano passado, simultaneamente em 218 cidades em todo o Brasil, com uma única taxa de inscrição. Aproximadamente 1 milhão de candidatos passaram por provas objetivas e discursivas.
Além disso, a segunda edição do CNU está prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano, conforme anunciado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.