Automotivo

Elétrico é tão poluente quanto três híbridos

Akio Toyoda é um daqueles executivos que não tem medo de falar o que pensa. Ele, que é neto do fundador da Toyota, sempre deixou claro que, para ele, empurrar todo mundo a comprar carros elétricos de uma hora para a outra não faz sentido. Recentemente, ele deixou essa mensagem bem explícita, dizendo que não se pode apressar a transição para veículos elétricos (EVs), pois isso teria consequências enormes para toda a indústria automotiva.

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Ele argumenta que milhões de empregos estão em jogo na cadeia de suprimentos se o motor de combustão interna for eliminado rápido demais. E sobre o meio ambiente, Toyoda afirma que, ao contrário do que muitos acreditam, os veículos elétricos, na verdade, podem ser mais poluentes do que os híbridos, especialmente considerando como a eletricidade é gerada em alguns lugares, como no Japão, onde ainda depende de usinas termelétricas.

Em 1997, a Toyota lançou o Prius, o primeiro carro eletrificado a ser vendido em massa, e até hoje já são 27 milhões nas ruas. Segundo Toyoda, esses híbridos têm uma pegada de carbono equivalente a 9 milhões de EVs. Em outras palavras, um único carro elétrico pode ser tão poluente quanto três híbridos, principalmente quando sua energia vem de fontes fósseis.

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Provando que os críticos (ainda) estão errados

A resistência da Toyota em adotar os EVs rapidamente gerou críticas, e muitos até questionaram se a empresa conseguiria se manter relevante. Mas, adivinha? A Toyota se consolidou como a maior montadora do mundo pelo quinto ano consecutivo em 2024. É verdade que seus elétricos estão um passo atrás em comparação com a concorrência, mas eles compensam isso com a força dos híbridos e dos modelos de combustão que ainda estão no mercado.

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O Aygo X, o último lançamento a gasolina da marca, é um exemplo disso. Esse hatchback se destacou por ter uma das menores pegadas de CO₂ entre os carros não plug-in atualmente. Toyoda já disse que, na sua visão, os EVs nunca devem ultrapassar 30% do mercado. Ele acredita que a indústria deve se concentrar em aprimorar os híbridos e buscar alternativas, como combustíveis sintéticos.

Embora o modelo Mirai, que aposta em hidrogênio, não tenha sido um sucesso comercial, a Toyota continua a investir nessa tecnologia. Eles estão colaborando com a BMW para lançar um veículo a hidrogênio em 2028, mostrando que a marca ainda está explorando novas possibilidades.

Para todos os gostos

A Toyota tem o poder financeiro e industrial para continuar ajustando seus híbridos enquanto desenvolve EVs mais robustos. Recentemente, a marca fez algumas atualizações no bZ, seu modelo elétrico criado em parceria com a Subaru, e ainda lançou uma versão perua chamada bZ Woodland, que tem um visual aventureiro. Para quem curte um toque de luxo, a Lexus está aprimorando seus modelos elétricos, como o sedã ES e o RZ.

Mas, como um verdadeiro apaixonado por carros, Toyoda também ressalta a importância de dirigir com prazer. Ele comentou que “um carro não é um carro se não for divertido”. Nos próximos anos, a Toyota planeja reviver ícones como o Celica e trazer novas gerações do Supra e versões mais esportivas do GR Yaris e Corolla. E a Lexus, ah, essa também promete um carro estilo GT3, provavelmente equipado com um potente V-8. Em resumo, a Toyota parece bem posicionada para agradar todos os públicos.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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