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Escola de Boa Vista cria espaço para aprendizagem e inclusão

A Escola Municipal Palmira de Castro Machado, localizada em Boa Vista, agora conta com um novo espaço voltado para o aprendizado e a inclusão: o Jardim Neurossensorial. Este ambiente foi desenvolvido com o intuito de estimular os cinco sentidos das crianças e apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes.

O Jardim Neurossensorial apresenta uma variedade de texturas, cores, aromas e elementos interativos, proporcionando uma extensão da sala de aula que permite o aprendizado em contato com a natureza. Este novo espaço é especialmente benéfico para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças, auxiliando na regulação emocional em momentos de crise. Isso é especialmente importante para alunos que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades especiais.

Mayane Oliveira, professora da Sala de Recursos Multifuncionais, ressaltou a importância do ambiente, afirmando que ele auxilia na atenção, concentração, memória e desenvolvimento da linguagem. Para ela, o jardim é um espaço acolhedor que funciona como uma extensão da sala de recursos, beneficiando todos os alunos e oferecendo suporte a professores e cuidadores.

A criação do Jardim Neurossensorial foi possível graças aos recursos recebidos pelo Prêmio Gestão Escolar 2024, no qual a escola conquistou o 2º lugar na categoria Grande Porte. O gestor da escola destacou que este espaço representa uma conquista da comunidade e que permitirá a realização de atividades educativas de forma acolhedora e didática.

As famílias também comemoraram essa nova conquista. Eline Gomes, mãe de David, um estudante de 9 anos com autismo e TDAH, compartilhou que seu filho já teve avanços significativos desde que começou a frequentar a escola. Ela mencionou que o novo espaço ajuda na sua regulação emocional, com as cores, texturas e estímulos que o jardim oferece. Eline acredita que isso enriquecerá a experiência de aprendizado e ajudará as crianças que precisam de suporte.

As próprias crianças expressaram sua satisfação com o novo ambiente. David, por exemplo, comentou que gostou muito do espaço, destacando “o lugar dos canos das bolinhas”. Outro estudante, Davi Matheus, de 10 anos e também com autismo, reforçou a importância do jardim, afirmando que achou muito legal sentir as texturas e brincar ali, percebendo que será mais uma opção enriquecedora para a Sala de Recursos Multifuncionais.

Com a abertura do Jardim Neurossensorial, a escola reafirma seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de todos os seus alunos, criando um ambiente mais estimulante e acolhedor para o aprendizado.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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