Saúde/Estilo

Faustão: entenda o que é sepse e seus riscos

Na semana passada, a galera ficou em choque com a notícia de que o Faustão, esse ícone da televisão brasileira, de 75 anos, tá internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio. Ele deu entrada com um quadro de “infecção bacteriana aguda com sepse” e recentemente passou por dois transplantes.

O que é sepse?

Pra quem não sabe, a sepse é uma infecção que pode se espalhar pelo corpo rapidinho, se não for tratada logo. O Ministério da Saúde caracteriza essa condição como uma infecção generalizada. O problema é que, quando isso acontece, o sistema imunológico fica em estado de alerta e acaba dificultando a função dos órgãos.

O nosso corpo, em resposta a essa situação, pode apresentar alguns sintomas bem complicados. Você pode sentir variações na temperatura, alterações na pressão arterial, aumento da frequência cardíaca e até mudanças na respiração. Se a sepse não for tratada, ela pode levar a complicações sérias, como parada cardíaca e falência múltipla dos órgãos. E, claro, isso é algo que ninguém quer enfrentar.

Qual é o estado de saúde do Faustão?

Mais cedo, a equipe dele confirmou para o Metrópoles que o apresentador está se recuperando bem. Ele foi extubado no último sábado (9) e as previsões de melhora são positivas. Pra dar um alívio no coração, seus três filhos visitaram o pai no Dia dos Pais. A esposa dele, Luciana Cardoso, não pôde ir ao hospital porque pegou uma gripe, mas com certeza tá torcendo muito por sua recuperação.

A situação do Faustão lembrou a todos da fragilidade da saúde, mas o importante é que ele tá lutando e, ao que tudo indica, melhorando. A torcida é grande para que ele possa voltar à telinha logo, fazendo o que ama e alegrando suas legiões de fãs.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo