Volkswagen ID.2 é visto em testes com carroceria do Polo

O novo carro elétrico mais em conta da Volkswagen, o ID.2, foi avistado pela primeira vez com sua carroceria já definida. E mesmo disfarçado para parecer um Polo antigo, dá pra sentir que vem coisa nova por aí. A previsão é que esse modelo chegue ao mercado em 2026, com um preço estimado em 25 mil euros.
Apesar da camuflagem — que até esconde as maçanetas — a essência do ID.2 já está ali. Elementos do conceito ID.2all aparecem, como a barra de luz traseira e a grade frontal fininha. O design é robusto, com para-lamas largos que conferem uma atitude esportiva. E aquele detalhe importante: a linha de cintura alta e as rodas posicionadas nos cantos da carroceria garantem um visual moderno e interessante.
Um ponto curioso é o capô, que ficou mais curto e agora é separado da grade por um painel de plástico. Isso pode facilitar reparos em pequenos acidentes e acabar ajudando no custo final do carro. O ID.2, mesmo camuflado, promete ser um hatch compacto com um design que chama atenção. E sim, a Volkswagen vai mudar a abordagem: novos elétricos receberão nomes mais convencionais, abandonando a letra “ID” em nome de um melhor entendimento.
A base do ID.2 será uma versão nova da plataforma MEB, que foi pensada para carros elétricos menores e mais acessíveis. Diferente de outros modelos da linha ID., que têm tração traseira, este hatch terá tração dianteira, trazendo uma nova proposta.
O interessante é que a linha vai incluir outros modelos derivados, como um SUV compacto e o futuro ID.1, ainda menor. Todos utilizarão baterias LFP, que são mais baratas e ajudam a deixar os preços mais em conta, tornando esses carros mais competitivos na Europa.
Com o ID.2, a Volkswagen quer entrar com tudo em um novo segmento de elétricos populares, onde a concorrência com modelos chineses e de outras marcas que estão bombando não deve ser fácil.
E para os fãs de velocidade, já tem uma versão esportiva no horizonte: o ID.2 GTI, que foi antecipado pelo conceito ID.GTI apresentado em 2023. Embora o visual do protótipo que apareceu recentemente pareça um pouco mais discreto, espera-se que o modelo final venha com rodas maiores e para-choques esportivos, dando aquele toque especial que a linha GTI sempre teve.
Ainda estamos no início da jornada em relação a todos os detalhes técnicos, mas o ID.2 promete ser uma peça fundamental na nova fase elétrica da Volkswagen, focando em acessibilidade, praticidade e um design caprichado. Enquanto isso, modelos como o novo subcompacto elétrico QQ Domi da Chery também estão surgindo com propostas que dialogam com esse novo mundo de elétricos que vem por aí.