Automotivo

Toyota lança versão GR do menor carro; Yaris Cross no Brasil?

O descolado Aygo X é o menor modelo da Toyota fora do mundo dos famosos kei cars do Japão. Esse carrinho é perfeito para o dia a dia urbano, especialmente nos centros europeus, onde espaço e manobrabilidade são prioridades. Com a saída de alguns concorrentes como o VW up! e o Skoda Citigo, o Aygo X ganha ainda mais destaque nesse segmento.

Com cara nova, o Aygo X deixou de ser um hatchback convencional e apostou no estilo crossover na sua última geração, lançada em 2022. Para 2025, ele ganhou um facelift que traz mudanças bastante significativas. A primeira delas é que a Toyota decidiu tirar a opção de câmbio manual de cinco marchas. Agora, o Aygo X é exclusivo com transmissão automática e vem equipado com um motor maior, de 1.5 litros, que substitui o antigo 1.0 de 3 cilindros. Esse motor fornece 115 cv, o que representa um bom aumento se comparado aos 72 cv da versão anterior.

Esse upgrade de potência repercute diretamente no desempenho. O tempo para acelerar de 0 a 100 km/h caiu de 14,9 segundos para pouco menos de 10 segundos. Além disso, este modelo se torna o único híbrido pleno na sua categoria, com um consumo espetacular de 26,3 km/l. Para acomodar o sistema híbrido, a dianteira cresceu 76 mm, mas ainda mantém uma dimensão compacta de apenas 3,7 metros.

Os engenheiros foram criativos para arranjar espaço para a bateria, colocando dois pacotes de células sob os bancos traseiros. Isso é um diferencial, já que a maioria dos carros maiores costuma ter espaço para uma instalação mais tradicional. Para quem já pegou trânsito em uma grande cidade, sabe o quanto isso pode fazer a diferença no dia a dia.

Mudanças no design também estão presentes, com uma nova grade frontal e faróis revisados. Além disso, o Aygo X agora oferece um acabamento GR Sport, que promete uma experiência de condução mais envolvente através de uma direção elétrica mais responsiva.

A parte de bagagem foi mantida em 231 litros, mesmo com as novas adições, e a Toyota caprichou no conforto, adicionando isolamento acústico para viagens mais tranquilas. E para aqueles que adoram tecnologia, o painel de instrumentos foi modernizado, trocando o analógico por um display digital de 7″. O freio de estacionamento agora também é eletrônico, um detalhe que facilita bastante, principalmente em ladeiras.

Além disso, o Aygo X não economiza em equipamentos. Ele vem com carregador de smartphone sem fio, espelhos retrovisores elétricos e um sistema de purificação de ar. Portas USB-C, atualizações remotas e uma lista robusta de recursos de segurança completam o pacote.

Embora esteja destinado a brilhar nas ruas europeias, o Aygo X é um ótimo exemplo de como a Toyota se reinventou para oferecer um carro pequeno, prático e recheado de tecnologia.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo