Mazda CX-20 apresenta design sofisticado e interior de qualidade

A Mazda está com tudo e vai lançar um novo SUV compacto: o CX-20. Ele vem para substituir o antigo CX-3, que deu tchauzinho após mais de uma década rodando por aí. A ideia é que ele chegue em cerca de 18 meses, com foco especial nos países da Ásia-Pacífico. Para quem ama SUVs, essa é uma notícia para ficar de olho.
Esse novo modelo vai ficar logo abaixo do CX-30 e promete ser bem diferente. O CX-20 deve ter um design mais moderno, uma cabine mais espaçosa e uma motorização eletrificada, inclusive com um sistema mild-hybrid. A tração dianteira vai ser a padrão, mas a tração integral deve estar disponível como opcional. A parte de opções híbridas plug-in ainda não foi confirmada, mas é algo que muitos estão curiosos para saber.
A Mazda fez um investimento bacana na sua fábrica na Tailândia, por volta de US$ 150 milhões, para garantir que o CX-20 faça parte de uma nova linha de SUVs eletrificados. E quando os executivos da marca mostraram esboços do modelo, deu para perceber que o design vai ter um visual bem atraente. Com linhas fluidas, uma frente agressiva e faróis de LED finos, essa nova caranga vai lembrar a próxima geração do CX-5.
Falando em design, a silhueta do CX-20 é bem esportiva, com um teto levemente inclinado e lanternas traseiras circulares. O teto pintado de preto é uma opção que dá um ar jovial ao veículo. E a famosa linguagem de design Kodo, que já está em outros modelos como o CX-60 e CX-90, também estará presente.
Ainda não liberaram imagens do interior, mas espera-se que a cabine seja mais refinada e tecnológica do que a do CX-3. O estilo minimalista deve continuar, mas com materiais de primeira qualidade, um painel digital moderno e uma central multimídia atualizada.
Um dos pontos que deixava a desejar no CX-3 era o espaço interno, especialmente nos bancos traseiros e no porta-malas. Com o CX-20, a Mazda promete corrigir isso, tornando a viagem mais confortável para a galera que gosta de levar a família e amigos.
Temos também a questão do seletor rotativo na central, que é um charme dos modelos da Mazda. Não está claro se ele vai ser mantido, já que algumas versões mais novas, especialmente na China, têm adotado controles por toque.
Sobre a parte mecânica, o CX-20 deve vir com motor quatro cilindros, podendo ser um 1.5 ou 2.0, sempre com o sistema mild-hybrid para garantir eficiência. E claro, sem perder de vista a boa dirigibilidade que é uma marca registrada da Mazda. Quem já dirigiu um Mazda sabe como é prazeroso estar ao volante.
No mercado, ele vai enfrentar uma concorrência forte, competindo com outros SUVs compactos como o Toyota Yaris Cross, Hyundai Kona, Honda HR-V, Ford Puma e Kia Stonic.
O CX-20 traz uma nova proposta de design arrojado, boa dirigibilidade e eletrificação, tudo isso em um pacote que promete atender às crescentes demandas do mercado. E enquanto isso, as novidades no mundo automotivo continuam a todo vapor, com outros modelos como o Ford Maverick 2026 e o Novo Jeep Cherokee 2026 aparecendo com designs inovadores e motorização elétrica.