Bateria semissólida do MG4 gera discussão antes da pré-venda

A MG está prestes a dar um grande passo em seu hatch elétrico, o MG4, com uma atualização esperada para 2025. A grande novidade aqui é uma bateria semi-sólida desenvolvida pela QingTao Energy. Isso significa que a tecnologia elétrica já não é mais exclusividade de modelos de luxo e está cada vez mais acessível para o público em geral.
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A nova bateria tem uma capacidade de 70 kWh e promete uma autonomia de até 537 km, segundo os padrões chineses de medição. E, embora não tenha o desempenho super alto de alguns modelos premium, a MG quer equilibrar custo e segurança, mantendo uma boa performance, mesmo em temperaturas mais baixas. Quem já pegou um trânsito tenso sabe da importância de contar com uma bateria que não te deixará na mão.
Essa bateria usa apenas cerca de 5% de eletrólito líquido, o que a classifica como “semi-sólida”. Isso traz uma série de benefícios, como maior segurança contra superaquecimento e um desempenho mais confiável em climas adversos. Isso é fundamental para quem dirige no inverno, onde ficar sem energia em uma manhã fria não é uma opção.
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E tem mais! A tecnologia da QingTao Energy passou por testes rigorosos de segurança, mostrando ser 13,8% mais eficiente em manter a autonomia mesmo com temperaturas de -7°C em comparação com as tradicionais de fosfato de ferro-lítio. O que isso significa? Mais paz de espírito para você que adora pegar a estrada, mesmo em dias gelados.
Ainda não temos detalhes sobre a composição química da bateria, mas especialistas acreditam que ela utiliza LFP, o que ajuda a garantir durabilidade e um custo reduzido. Aquela sensação de que você precisa de um carro resiliente e que não vai te dar dor de cabeça em dias frios, sabe?
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No entanto, outras marcas chinesas que têm apostado em baterias semi-sólidas ainda estão caminhos diferentes. O NIO ET5 oferece uma opção incrível de 150 kWh com uma autonomia acima de 1.000 km, mas só pode ser alugado. Por outro lado, o IM L6 da IM Motors chega bem próximo da mesma autonomia, mas a produção é bem limitada. Olhando por esse ângulo, o MG4 realmente se destaca por ter potencial de produção em massa.
E não se esqueça: a densidade de energia não é tudo. O segredo está na segurança da nova bateria e na eficiência com menos eletrólito. Estão tentando unir o que há de melhor em baterias sólidas e líquidas — ainda que não atinjam as densidades altíssimas das baterias sólidas, oferecem mais segurança e práticas de produção simplificadas.
A produção do MG4 deve começar em 2025 na China, tornando-o um dos primeiros veículos populares a usar essa tecnologia inovadora. A estratégia da MG? Ao invés de brigar no segmento dos supercarros elétricos, o foco é oferecer inovações que realmente importam para o dia a dia do motorista, tornando as baterias mais seguras e acessíveis para todos. Ideal para quem ama dirigir e valoriza um carro confiável.
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