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Revelamos quanto vai custar o carro popular barato do Brasil

Se você olha os preços absurdos dos carros 0km no Brasil e sente um nó na garganta, prepare-se para uma notícia que pode mudar tudo. O governo federal está prestes a dar uma “canetada” que vai forçar uma liquidação nos modelos mais baratos do país, com uma isenção total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). É a volta do carro popular, um verdadeiro presente para quem sonha em tirar um veículo novo da concessionária.

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A medida, parte do novo programa “Carro Sustentável”, tem um alvo claro: os modelos de entrada, com motor 1.0 aspirado e produzidos no Brasil.

Contudo, nem todos os carros entrarão na festa. Modelos com motor turbo e os queridinhos elétricos e híbridos, por serem importados, foram deixados de fora, gerando uma enorme polêmica no setor.

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A grande questão que paira no ar e que vale ouro para o seu bolso é: com a isenção do IPI, que hoje é de 7% para esses carros, qual será o preço final na etiqueta? Nós fizemos as contas e o resultado é animador. Veja agora quanto seu próximo carro pode custar.

As regras da festa: quem entra e quem fica de fora

O novo programa do governo não é para todos. Para ter o benefício da isenção do IPI, o carro precisa, obrigatoriamente, atender a três critérios:

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  1. Ser fabricado no Brasil.
  2. Ter motor 1.0 flex aspirado (sem turbo).
  3. Ter potência abaixo de 90 cavalos.

Isso significa que apenas as versões de entrada dos carros mais vendidos do país serão beneficiadas, como Kwid, Mobi, C3, Onix, HB20 e Polo. A intenção é clara: baratear o acesso ao primeiro carro 0km e aquecer a indústria nacional.

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A lista da felicidade: os novos preços que cabem no seu bolso

Com base nos preços públicos atuais e aplicando a isenção total da alíquota de 7% do IPI, os carros mais baratos do Brasil podem finalmente voltar a um patamar mais realista. Confira a simulação:

  • Renault Kwid Zen 1.0
    • Preço atual: R$ 79.790
    • Preço com IPI zero: R$ 74.204 (uma economia de R$ 5.586)
  • Fiat Mobi Like 1.0
    • Preço atual: R$ 80.990
    • Preço com IPI zero: R$ 75.321 (uma economia de R$ 5.669)
  • Citroën C3 Live 1.0
    • Preço atual: R$ 81.400
    • Preço com IPI zero: R$ 75.702 (uma economia de R$ 5.698)
  • Peugeot 208 Like 1.0
    • Preço atual: R$ 89.990
    • Preço com IPI zero: R$ 83.690 (uma economia de R$ 6.300)
  • Chevrolet Onix 1.0
    • Preço atual: R$ 94.900
    • Preço com IPI zero: R$ 88.257 (uma economia de R$ 6.643)
  • Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0
    • Preço atual: R$ 95.790
    • Preço com IPI zero: R$ 89.085 (uma economia de R$ 6.705)
  • Volkswagen Polo Track 1.0
    • Preço atual: R$ 95.790
    • Preço com IPI zero: R$ 89.085 (uma economia de R$ 6.705)

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A grande pegadinha: será que o desconto chega ao consumidor?

Apesar da excelente notícia, é preciso ter um pé atrás. A isenção do imposto pelo governo não obriga as montadoras a repassarem 100% do desconto para o preço final. Elas podem aproveitar a medida para aumentar suas margens de lucro ou criar pacotes de equipamentos.

A expectativa do mercado, no entanto, é que a forte concorrência entre as marcas force uma guerra de preços, beneficiando, no fim das contas, o consumidor.

Resta agora aguardar a publicação oficial do programa e correr para as concessionárias.

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Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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