NotíciasAutomotivo

CNH Trabalhador tem data para acabar; já garantiu?

A notícia chegou como uma luz no fim do túnel para milhares de alagoanos: o programa CNH Trabalhador, do Governo de Alagoas, abriu as inscrições para mais de 3.500 vagas para tirar a primeira carteira de habilitação, totalmente de graça. Para quem sonha com um emprego melhor ou com a liberdade de ir e vir, mas esbarra no custo altíssimo de uma autoescola, era a oportunidade de uma vida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Muitos viram a notícia, se animaram e pensaram: “ótimo, vou juntar meus documentos com calma e me inscrever no fim do mês”. Acreditava-se que o prazo, como de costume, daria tempo para que todos pudessem se organizar e garantir sua participação.

Mas, em um movimento que pegou a todos de surpresa e que soa como uma verdadeira “rasteira” no sonho de milhares, o governo anunciou a antecipação do prazo final das inscrições.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A janela de oportunidade, que parecia larga, está prestes a se fechar em um piscar de olhos, e quem não correr agora, vai ficar de fora e ver o “trem da oportunidade” partir.

O ‘prazo fatal’: a nova data que pegou de surpresa

A contagem regressiva, que antes era de semanas, agora é de dias, talvez horas. Se você é de Alagoas e sonha com a sua CNH gratuita, o recado do Detran-AL é um alerta vermelho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • O prazo final para as inscrições foi antecipado e agora se encerra, de forma definitiva, na próxima segunda-feira, 7 de julho.

Não haverá prorrogação. Após essa data, o sistema será fechado, e as 3.505 vagas para as categorias A (moto), B (carro) ou AB (moto e carro) serão destinadas apenas para quem conseguiu se inscrever a tempo.

Veja mais: Lei sancionada garante CNH gratuita para baixa renda

A ‘corrida do ouro’: quem pode se inscrever nestas últimas horas da CNH?

Nesta corrida contra o relógio, é fundamental saber se você pode participar. O programa é focado na população de baixa renda. Para ter direito, o candidato precisa, obrigatoriamente:

  • Estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
  • Ter uma renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo.
  • Cumprir os outros requisitos básicos, como ser maior de 18 anos e saber ler e escrever.

O Detran de Alagoas reforça que é crucial que os candidatos leiam o edital completo no site oficial para não terem a inscrição invalidada por um pequeno detalhe.

Veja mais: Festa! Brasileiros já podem pegar CNH de graça assim

O ‘atalho’ da inscrição: como garantir sua vaga antes do fim

Com o tempo tão curto, não há espaço para erros. A inscrição é 100% online e gratuita, e deve ser feita o mais rápido possível.

  1. O Único Caminho: Acesse o site oficial do Detran de Alagoá, no endereço detran.al.gov.br. Cuidado com qualquer link falso que possa circular em grupos de WhatsApp.
  2. A Inscrição: Procure pelo banner ou link do programa “CNH Trabalhador” ou “CNH Social” e preencha o formulário com atenção.
  3. Errou? Corrija! Se você já fez a inscrição, mas percebeu algum erro, o Detran disponibiliza no mesmo site uma opção para atualizar seu cadastro.

Para quem, infelizmente, perder este prazo, uma pequena luz de esperança: devido à enorme procura, o governo já sinalizou que uma segunda etapa do programa deve ser lançada em breve. Mas, para estas 3.505 vagas, a “rasteira” foi dada.

A corrida contra o relógio é real, e sua CNH gratuita pode estar a poucos cliques de distância, mas só se você agir agora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo