A rainha indiscutível: Strada esmaga Polo e vira o carro do Brasil; veja os outros

A batalha foi travada, o semestre acabou, e a poeira baixou para revelar a rainha indiscutível das ruas e estradas do Brasil. Em uma demonstração de força que desafia a lógica do mercado, a Fiat Strada não apenas venceu, mas esmagou seu principal rival, o Volkswagen Polo, e se consagrou como o veículo novo mais vendido do país no primeiro semestre de 2025. A picape, que une trabalho e lazer, provou mais uma vez que é a dona do coração (e da garagem) do brasileiro.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Com impressionantes 62.697 unidades emplacadas nos primeiros seis meses do ano, a Strada abriu uma vantagem de mais de 5.400 carros sobre o Polo, que amargou o segundo lugar com 57.216 unidades.
O resultado enterra qualquer dúvida e solidifica uma hegemonia que já dura desde 2021. O mercado automotivo, que vendeu quase 1,2 milhão de veículos novos no período, assistiu a uma verdadeira coroação.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Contudo, por trás da vitória da Strada, o ranking do semestre revela uma guerra silenciosa em outros segmentos, com viradas, surpresas e a consolidação de novos queridinhos.
Mas quem mais se deu bem nessa disputa acirrada e como ficou o pódio dos carros preferidos do Brasil?
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O pódio dos campeões: Strada no trono, VW na cola
O topo do ranking mostra um domínio claro da Fiat e da Volkswagen, mas com a picape da marca italiana levando a melhor com folga no acumulado do ano. A briga pelo pódio foi intensa:
- Fiat Strada: 62.697 unidades – A campeã absoluta, combinando a robustez para o trabalho com versões que agradam a família.
- Volkswagen Polo: 57.216 unidades – Apesar de perder no semestre, foi o líder de vendas nos últimos meses, mostrando que a briga pelo topo em 2025 ainda está aberta.
- Volkswagen T-Cross: 44.529 unidades – O rei dos SUVs. Conseguiu não apenas o terceiro lugar geral, mas se manteve como o utilitário esportivo mais vendido do Brasil, um feito notável.
- Fiat Argo: 44.466 unidades – Por uma diferença mínima, quase beliscou o pódio, provando que o hatch da Fiat ainda tem muita lenha para queimar.
- Hyundai HB20: 36.873 unidades – Completa o top 5, mantendo-se como um dos carros de passeio mais relevantes do mercado.
A guerra dos SUVs e a queda do Onix
Se a Strada reina entre as picapes, o Volkswagen T-Cross é o dono do segmento que mais cresce no país. Ele lidera com folga, seguido de perto por uma briga de foice entre o Honda HR-V (32.002) e o Hyundai Creta (31.177).
Mais abaixo, o Toyota Corolla Cross (30.090) continua a superar seu rival histórico, o Jeep Compass, mostrando uma mudança de preferência do consumidor.
Enquanto isso, o antigo rei do mercado, o Chevrolet Onix, continua a perder fôlego. O hatch, que já foi o carro mais vendido do Brasil por anos, amargou a sexta posição no semestre (34.389), sendo superado até pelo Fiat Argo e pelo HB20.
A expectativa é que uma reestilização, que já roda em testes, possa devolver o modelo da GM à briga.
Veja mais: Carros mais vendidos do mundo em 2024: ranking atualizado
Mercado em alerta, mas otimista
Apesar da alta de 4,82% nas vendas em comparação com o primeiro semestre de 2024, o setor automotivo vive um otimismo cauteloso.
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) aponta que a taxa de juros ainda muito alta, na casa dos 15% ao ano, limita o poder de compra e o financiamento.
Veja mais: Governo pode isentar IPI de carros populares até 2026
“O mercado ainda tem demanda, mesmo com alguma pequena desaceleração”, afirma Marcelo Ciardi Franciulli, diretor executivo da Fenabrave.
A projeção da entidade é de um crescimento mais modesto para o fechamento de 2025, na casa dos 5%, com o setor de olho nos desafios da economia nacional e internacional. Mesmo assim, a batalha pelo consumidor promete continuar acirrada até o último dia do ano.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE