Liso, off ou misto? É assim que se escolhe o pneu certo para sua moto

Você olha para aquele pneu “cravudo”, com uma aparência agressiva de moto de trilha, e pensa: “nossa, que estilo, quero um desse na minha moto”. Ou então, vê uma promoção de um pneu que parece bom, sem ter a menor ideia do que significam aqueles números na borracha. Esses erros, que parecem inofensivos, são uma das principais causas de acidentes e de prejuízos absurdos para os motociclistas.
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A verdade chocante é que o pneu é o item de segurança mais importante da sua moto. É o único ponto de contato dela com o chão.
E escolher o pneu errado, seja pelo tipo ou pelo tamanho, é como decidir velejar em uma tempestade com um barco de papel. Você está, literalmente, colocando sua vida em risco por estética ou por uma falsa economia.
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Mas como saber qual é o pneu certo? Como decifrar aquele código de letras e números que parece uma fórmula de física quântica? E qual é o segredo para fazer seu pneu durar mais? Preparamos um guia definitivo que vai te livrar de cometer um erro fatal e de rasgar dinheiro.
O pecado mortal: usar o pneu errado no terreno errado
Não existe “pneu que serve para tudo”. Cada tipo é projetado para uma missão específica, e misturar as coisas é a receita para o desastre.
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- Pneu liso (Street/Slick): Feito para o asfalto. Sua maior área de contato com o chão garante máxima aderência em curvas e frenagens no pavimento seco. Usá-lo na terra é suicídio, pois ele não tem capacidade de tração.
- Pneu cravudo (Off-Road): Seus “cravos” são projetados para “morder” a terra, a lama e a areia, garantindo aderência em terrenos irregulares. Usá-lo no asfalto é um erro brutal. Os cravos se desgastam em uma velocidade absurda, a moto fica instável em altas velocidades e o consumo de combustível dispara. “Se você compra um pneu misto porque acha bonito, mas anda só na estrada, ele vai gastar mais rápido”, alerta Rodrigo Alonso, diretor da Dunlop.
- Pneu misto (Dual-Purpose): É o meio-termo. Tenta oferecer um pouco de aderência nos dois mundos, mas a verdade é que ele não será perfeito em nenhum dos dois. É uma boa opção apenas se você realmente alterna com frequência entre asfalto e estradas de terra leves.
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O código secreto do seu pneu (finalmente revelado)
Aquela sopa de letrinhas e números na lateral do seu pneu é o seu RG. Saber lê-lo é fundamental. Vamos usar o exemplo 110/90 – 16 M/C 59P:
- 110: É a largura do pneu em milímetros.
- 90: É a altura, correspondendo a 90% da largura.
- 16: É o diâmetro do aro em polegadas. O pneu SÓ serve em rodas aro 16.
- M/C: Significa que é um pneu para Motocicleta.
- 59: É o índice de carga. Consultando uma tabela, você vê que ele suporta até 243 kg.
- P: É o índice de velocidade, indicando que ele suporta com segurança até 150 km/h.
Consultar o manual da sua moto é a única forma de saber as medidas originais e corretas para ela. Nunca confie apenas no pneu que já está instalado, especialmente em motos usadas.
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O truque para o pneu durar uma eternidade
Quer dobrar a vida útil do seu pneu? O segredo não está na marca, mas na sua mão direita. “É importante, no uso do pneu, a pessoa dosar a mão e não andar como se fosse um dragster”, revela o executivo da Dunlop.
Acelerações bruscas e “cantar pneu” lixam a borracha e a desgastam de forma irregular. Uma pilotagem mais suave, com acelerações progressivas e uso consciente dos freios (priorizando o dianteiro), esquenta menos o pneu e aumenta drasticamente sua durabilidade.
O que para o motorista não é somente o freio, mas o pneu em boas condições. Pneu careca, mesmo com freio excelente, não consegue parar a moto em segurança.
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