Sula Ximenes destaca obras de Gladson e liderança feminina no Deracre

Nesta quarta-feira, 10 de setembro, os servidores do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre, conhecido como Deracre, comemoraram o aniversário de Sula Ximenes. Ela é a primeira mulher a liderar a instituição em mais de 60 anos de história.
Sula Ximenes destacou a importância da sua função, afirmando que liderar o Deracre, sob a orientação do governador Gladson Cameli, é uma grande responsabilidade. “Cada estrada recuperada e cada ponte construída muda a vida de muitas famílias. Neste aniversário, minha maior motivação é saber que nosso trabalho impacta quem realmente precisa”, disse.
Desde março de 2024, Sula coordena mais de 100 frentes de obras em todo o estado do Acre. Entre as realizações, está a entrega da Estrada da Variante em Xapuri, uma antiga reivindicação dos moradores. No Juruá, a duplicação da AC-405, que agora tem 11 km a mais, melhorou o acesso a Cruzeiro do Sul.
Um dos programas em destaque é a Operação Ramais 2024, que tinha como meta recuperar 3,5 mil km de estradas, mas conseguiu recuperar impressionantes 9,4 mil km. Para isso, foram utilizadas 500 máquinas e mais de 200 trabalhadores em colaboração com as prefeituras locais. Durante a operação, foram aplicadas 14 mil toneladas de massa asfáltica, construídas 70 pontes e revitalizados cinco aeródromos, que agora podem operar à noite, permitindo mais de 12 mil voos em áreas remotas.
Na capital, Rio Branco, a Via Chico Mendes passou por uma completa asfaltagem. Em Manoel Urbano, um novo aeródromo iluminado foi inaugurado. Em Mâncio Lima, o parque público foi reformado e a Ponte do Viola foi construída. Além disso, o Ramal Granada, em Acrelândia, e o Ramal do Açaí, em Porto Acre, também receberam melhorias, assim como as pontes nos ramais Joaquim Souza, em Feijó, e Icuriã, em Assis Brasil.
O Deracre realizou ainda a pavimentação e a manutenção de diversas rodovias estaduais, incluindo a AC-40 (Senador Guiomard), AC-10 (Porto Acre), AC-90 (Vila Verde), AC-485 (BR-317 a Xapuri) e AC-475 (Acrelândia a Plácido de Castro). Essas ações visam garantir mais segurança e fluidez no tráfego.
Para 2025, o departamento está se concentrando em novos projetos, como a construção da Ponte da Sibéria, a pavimentação da AC-445 (Bujari a Porto Acre) e melhorias na infraestrutura de Brasileia e Marechal Thaumaturgo, com a nova Orla e a Passarela do Rio Amônia. Essas iniciativas visam facilitar a mobilidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Com um investimento total superior a R$ 900 milhões, o Deracre tem realizado um ano intenso de trabalho, com entregas em todas as regiões do Acre, consolidando avanços significativos em rodovias, ramais, pontes e aeródromos.