IFRR realiza Semana da Consciência Negra sobre identidade e resistência

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) realizará a Semana da Consciência Negra, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). O evento terá como tema “Identidade, Resistência e Pertencimento” e acontecerá sempre no período da tarde, no Complexo de Artes do campus. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas por meio de um link disponível, e os participantes receberão um certificado de 10 horas.
O objetivo da semana é promover uma educação antirracista e valorizar as diversas identidades étnicas presentes na sociedade brasileira. Além de ser uma oportunidade de aprendizado, o evento busca fortalecer as ações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão no contexto escolar.
Essa iniciativa do IFRR é alinhada com a Lei nº 10.639/2003, que estabelece diretrizes para a implementação das relações étnico-raciais nas escolas, e com a Resolução nº 638/2021, que orienta políticas de promoção da igualdade racial no ambiente educacional.
Heitor Claro, coordenador do Neabi/CBV, ressalta a importância de discutir a Consciência Negra nas escolas como uma forma de combater o racismo e formar cidadãos críticos. Ele destacou: “Este é um espaço de reflexão, escuta e fortalecimento das nossas identidades”.
Programação
A programação da Semana da Consciência Negra começa no dia 17, às 14h, com uma apresentação musical do professor Orlando Show. Em seguida, haverá uma dança temática e uma palestra com a convidada especial Antônia Pedrosa. No dia 18, também a partir das 14h, está prevista uma apresentação de capoeira, além de uma mesa-redonda que discutirá diferentes perspectivas sobre a Consciência Negra e os desafios atuais para a construção de uma sociedade mais justa e plural.



