Volvo decide produzir XC60 nos EUA em resposta a tarifas de Trump

A Volvo decidiu trazer a produção do XC60 para os Estados Unidos, mais precisamente para a fábrica que fica em Ridgeville, na Carolina do Sul. Isso vai acontecer no final de 2026. O que há de interessante nisso? Para começar, o modelo será montado em versões híbrida leve e híbrida plug-in, destacando a aposta da marca no mercado americano. Com isso, a Volvo também busca nacionalizar sua produção, especialmente em tempos de tensão comercial.
Essa mudança é uma resposta ao aumento das tarifas de importação, que podem chegar a 30% por conta das políticas comerciais atuais nos EUA. Isso não é bom para as montadoras que importam, uma vez que corta as margens de lucro, especialmente para quem vem de fora. Assim, ao fabricar localmente, a Volvo espera melhorar sua competitividade e otimizar a produção em Ridgeville, que, no ano passado, trabalhou com apenas 13% da capacidade. Demais, né?
Falando do XC60, ele já é um sucesso por lá, representa mais de um terço das vendas da marca e é o quarto híbrido de luxo mais vendido nos Estados Unidos. Desde que chegou ao mercado em 2008, já foram mais de 2,7 milhões de unidades vendidas globalmente. É um verdadeiro ícone da Volvo!
SUV é o Volvo mais vendido da história
A primeira geração do XC60 começou a ser fabricada na Bélgica e compartilha algumas tecnologias com o Land Rover Freelander. O modelo estreou no Brasil em 2009 e já chegou com motor 3.0 turbo e tração integral. Na época, o sistema de frenagem autônoma City Safety era uma novidade, conseguindo parar o carro sozinho a até 30 km/h. Essa foi uma verdadeira revolução na segurança!
Desde 2017, estamos na segunda geração do XC60, desenvolvida com uma nova plataforma e produzida também na Suécia e na China. E, com essa nova aposta, a Volvo não só reforça sua presença nos EUA, mas também coloca uma de suas estrelas em um bom lugar para driblar os desafios do comércio global.
Linha 2026 chegou renovada no Brasil
Aqui no Brasil, o XC60 também ganhou um toque especial! O modelo passou por algumas mudanças estéticas que o deixaram ainda mais atraente. A nova grade oblíqua e polida dá um ar moderno ao veículo, enquanto o para-choque dianteiro ganhou um design mais afilado e aerodinâmico, completado por novas luzes traseiras. Segura essa evolução!
Mas as novidades não param por aí. O interior está mais equipado e vem com um sistema de multimídia renovado baseado em uma nova plataforma. A tela central agora é maior, com 11,2″, promovendo uma experiência ainda mais agradável. Um detalhe? A densidade de pixels aumentou em 21%, o que traz mais clareza para todas as informações exibidas.
A motorização também foi aprimorada. Sob o capô, temos um motor 2.0 turbo a gasolina combinado com um motor elétrico. No total, essa combinação entrega 462 cv e um torque impressionante de 72,3 kgfm. A tração é integral e o câmbio automático com 8 marchas ajuda bastante na hora de fazer aquela ultrapassagem na estrada.
Os preços desse SUV vão de R$ 459.950 na versão T8 Plus até R$ 539.850 na T8 Polestar. Vale a pena dar uma conferida nesse bicho que, com certeza, vai fazer a alegria da galera nas estradas!