Trump pede à UE tarifas de 100% sobre China e Índia para pressionar Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou que a União Europeia imponha tarifas de até 100% sobre produtos da China e da Índia. Essa medida faz parte de uma estratégia para pressionar o presidente russo, Vladimir Putin, a encerrar a guerra na Ucrânia. A informação surgiu durante uma reunião entre autoridades dos EUA e da UE e foi divulgada inicialmente por um meio de comunicação internacional. O encontro teve como foco discutir maneiras de aumentar a pressão econômica sobre a Rússia.
A demanda de Trump ocorre em um momento crítico, já que os esforços para estabelecer um acordo de paz entre Moscou e Kiev não avançam. Recentemente, os ataques aéreos da Rússia na Ucrânia aumentaram, deixando a situação ainda mais tensa.
No último final de semana, um edifício governamental central em Kyiv foi atingido por um míssil russo. Esse ataque é visto como um ato de agressão significativa por parte do Kremlin. Além disso, a Ucrânia reportou que sofreu o maior bombardeio aéreo desde o início do conflito, com mais de 800 drones e 13 mísseis sendo utilizados.
Na terça-feira, mais de 20 civis perderam a vida em um ataque a um ponto de distribuição de aposentadorias na região do Donbas, no leste da Ucrânia. Após esse episódio, Trump expressou sua insatisfação com a situação e indicou que pode haver sanções mais severas contra a Rússia. Embora ele tenha feito ameaças a ações mais rigorosas anteriormente, até o momento, essas promessas não foram executadas, mesmo com Putin desconsiderando os prazos que foram estabelecidos.
Um encontro muito esperado entre líderes em Alasca, que ocorreu no mês passado, não resultou em um acordo de paz. Recentemente, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, mencionou que Washington estava disposto a intensificar a pressão econômica, mas precisava do apoio mais robusto da Europa.
Trump também afirmou que os Estados Unidos e a Índia estão avançando em negociações para superar barreiras comerciais. Ele planeja conversar com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nas próximas semanas e acredita que os diálogos comerciais entre os dois países chegarão a um resultado positivo. Modi, em resposta, mostrou otimismo quanto às negociações e destacou que as nações são “amigas próximas e parceiras naturais”.
Ambos os países, China e Índia, são grandes compradores de petróleo russo, o que contribui para a estabilidade da economia da Rússia. No mês passado, os Estados Unidos já impuseram uma tarifa de 50% sobre produtos da Índia, incluindo uma penalidade de 25% nas transações com a Rússia.
A União Europeia, apesar de anunciar planos para reduzir sua dependência do gás russo, ainda recebe cerca de 19% de suas importações de gás natural da Rússia. Se a UE seguir adiante com a imposição de tarifas sobre China e Índia, isso representaria uma mudança de estratégia, passando de uma abordagem centrada em sanções contra a Rússia para um modelo que envolve tarifas comerciais.