Torcedor é detido por racismo contra Mbappé em Oviedo x Real Madrid

Na última quarta-feira, a Polícia Nacional da Espanha prendeu um torcedor do Real Oviedo em razão de gestos e sons considerados racistas. Essa ação ocorreu no Estádio Carlos Tartiere durante uma partida contra o Real Madrid em 24 de agosto. O jogador Kylian Mbappé foi o alvo das ofensas durante o jogo, que fazia parte da segunda rodada do Campeonato Espanhol.
O torcedor foi identificado por meio de imagens exibidas no programa El Día Después, da Movistar TV. As gravações mostraram gritos imitando sons de macaco vindos das arquibancadas em dois momentos diferentes da partida. O episódio foi registrado de forma clara pelas câmeras do estádio.
A infração aconteceu especificamente durante a comemoração de um gol de Mbappé, quando o som racialmente ofensivo pôde ser ouvido. Embora não tenha sido um coro coletivo, o ato solitário foi suficientemente evidente para ser captado pela transmissão.
Após ser interrogado pela polícia, o homem foi apresentado ao Juizado de Primeira Instância de Oviedo. Ele enfrentará penalidades por violar a Lei contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte, que estabelece multas que variam de 60.000 a 650.000 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 381 mil a R$ 4,1 milhões. Além das multas, há a possibilidade de proibição de acesso aos estádios.
O caso também foi levado à Promotoria Delegada de Proteção Penal para a Igualdade e Contra a Discriminação. Essa Promotoria lida com crimes motivados por ódio e, de acordo com o Código Penal, essas ações podem resultar em penas que chegam a três anos de prisão.