O massacre da VW: Saveiro a R$88 mil e a guerra de preços explode

A Volkswagen não entrou na guerra de preços para brincar. Ela entrou para aniquilar. Depois que o governo anunciou o programa “Carro Sustentável”, que zera o imposto dos carros populares, a Fiat e a Renault saíram na frente com descontos agressivos.
Contudo, a resposta da gigante alemã, anunciada nesta quinta-feira (10), foi um verdadeiro ataque nuclear, com reduções de preço tão brutais que a concorrência ficou sem reação.
O movimento da Volks foi muito além de simplesmente repassar o desconto do IPI. A marca lançou uma campanha de “IPI em dobro” e aplicou descontos em carros que nem entram no programa do governo, como picapes e SUVs.
O resultado é chocante: a picape Saveiro Robust teve uma redução de quase R$ 21 mil, despencando de R$ 109.490 para absurdos R$ 88.687.
É a maior e mais agressiva redução de preços do mercado até agora, um recado claro de que a Volkswagen não vai deixar o trono de marca que mais vende no Brasil escapar.
Mas como a Volks conseguiu esse “milagre” nos preços? E quais outros carros da marca estão com valores que parecem mentira?
O contra-ataque: “IPI em dobro” e descontos surreais
A jogada de mestre da Volkswagen, segundo seu presidente Ciro Possobom, foi criar uma campanha própria para não apenas acompanhar, mas superar os descontos dos rivais. “Em respeito ao consumidor brasileiro, a Volkswagen reduz os preços dos modelos elegíveis […] e mais: garante versões com desconto do IPI em dobro + Taxa Zero”, afirmou o executivo.
Isso significa que a marca está dando um bônus de fábrica, além da isenção de imposto, para tornar seus carros irresistíveis.
- Volkswagen Polo Track: O carro de passeio mais vendido do Brasil. O preço de tabela era R$ 95.790. Com a nova campanha, ele está saindo por R$ 87.845, uma economia de quase R$ 8.000.
- Novo Nivus Highline: O SUV cupê, que não entra no programa do governo, também teve seu preço cortado. Caiu de R$ 163.290 para R$ 146.490, um desconto de mais de R$ 16.000.
- Novo T-Cross 200TSI: O SUV mais vendido do país também ficou mais barato, com uma redução de mais de R$ 10.000, saindo agora por R$ 144.854.
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A guerra pelo carro popular nos preços
Com a redução, a Volkswagen entra com força total na briga pelo carro mais barato do Brasil, uma disputa que estava sendo liderada pelo Renault Kwid e pelo Fiat Mobi, ambos agora na faixa dos R$ 67 mil. Embora o Polo Track ainda seja mais caro, a diferença diminuiu drasticamente, e a VW aposta na superioridade de seu produto para justificar o valor.
O novo cenário de preços da Volkswagen é o seguinte:
Modelo | Preço Antigo | Preço Atual | Redução |
Polo Track | R$ 95.790 | R$ 87.845 | – R$ 7.945 |
Saveiro Robust | R$ 109.490 | R$ 88.687 | – R$ 20.623 |
Nivus Highline | R$ 163.290 | R$ 146.490 | – R$ 16.800 |
T-Cross 200TSI | R$ 154.990 | R$ 144.854 | – R$ 10.136 |
Virtus Highline | R$ 155.490 | R$ 144.080 | – R$ 11.410 |
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A pressão sobre a concorrência
A jogada agressiva da Volkswagen coloca uma pressão imensa sobre as outras montadoras, especialmente sobre a Chevrolet e a Hyundai, que até agora não anunciaram seus novos preços para o Onix e o HB20.
Elas serão forçadas a entrar na briga e oferecer descontos igualmente agressivos se não quiserem ver seus clientes migrando em massa para as concessionárias da Volks.
A guerra de preços está oficialmente declarada. Para o consumidor, a notícia é a melhor possível: nunca foi um momento tão bom para pesquisar, pechinchar e, finalmente, comprar um carro 0km.