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Linha 19-Celeste: nova conexão entre Guarulhos e a capital

A Linha 19-Celeste é um novo sistema de transporte público que ligará o Bosque Maia, localizado no centro de Guarulhos, ao Anhangabaú, que fica no centro de São Paulo. Com uma extensão de 17,6 km e 15 estações, a linha tem o potencial de facilitar o deslocamento diário de mais de 630 mil passageiros. A expectativa é que a viagem entre Guarulhos e o centro da capital seja reduzida em até uma hora.

As estações da Linha 19-Celeste estão localizadas em áreas com alta densidade populacional e centros econômicos, o que facilitará a integração com outras linhas de metrô e ferrovias. Além disso, dará acesso a importantes pontos de interesse, como o Mercado Municipal, o Theatro Municipal e o comércio atacadista do Pari. As estações estão distribuídas da seguinte forma:

– Bosque Maia – Avenida Tiradentes, 1451 (Guarulhos)
– Guarulhos Centro – Rua Dom Pedro II, 148/154
– Vila Augusta – Avenida Guarulhos, 604
– Dutra – Rua Segundo Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, 220 (Internacional Shopping Guarulhos)
– Itapegica – Rua Cavadas, 247, 1624
– Jardim Julieta – Avenida do Poeta, 929
– Vila Sabrina – Avenida João Simão de Castro, 250
– Cerejeiras – Avenida das Cerejeiras, 1950
– Santo Eduardo – Praça Santo Eduardo, 57
– Vila Maria – Avenida Guilherme Cotching, 563
– Catumbi – Rua Marcos Arruda, 909
– Silva Teles – Rua Santa Rita, 70
– Cerealista – Rua Mendes Caldeira, 223
– São Bento – Rua do Seminário, 87
– Anhangabaú – Rua Santo Amaro, 43/45/47/53/61/67

A Linha 19-Celeste trará diversos benefícios para a população. Entre eles, a redução do tempo de deslocamento entre Guarulhos e o centro de São Paulo. Além disso, a nova linha vai se conectar com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, assim como com futuras linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Isso promoverá maior valorização urbana e facilitará o acesso a empregos, educação e serviços públicos.

A linha também ajudará a descongestionar o sistema de ônibus intermunicipais e é prevista a criação de mais de 28 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, durante sua construção. No aspecto ambiental, a expectativa é de que a nova linha reduza as emissões de gases de efeito estufa em até 131 mil toneladas por ano e promova uma economia de aproximadamente 59,7 milhões de litros de combustível.

Para sua construção, a obra enfrentará desafios significativos de engenharia. Serão construídos 17,6 km de túneis subterrâneos, 15 estações, um pátio de manutenção e 18 poços de ventilação e saídas de emergência. A execução utilizará três tuneladoras de grande diâmetro, sendo uma delas equipado com uma tecnologia nova no Brasil, chamada Dual Mode (EPB + Slurry). Os métodos de construção incluirão o uso do método austríaco de escavação e valas a céu aberto. A obra demandará 5,7 milhões de m³ de escavação, 1,37 milhão de m³ de concreto e 187 mil toneladas de aço, além de 610 mil m³ de calda de cimento.

A Linha 19-Celeste representa um passo importante na melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo, promovendo integração, eficiência e desenvolvimento para a população que depende desse importante meio de transporte.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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