Golf GTI especial registra recorde da VW, mas fica atrás do Civic Type R

Depois que a Xiaomi agitou o mundo automotivo ao registrar um tempo impressionante de produção de um veículo elétrico em Nürburgring, agora é a vez da Volkswagen brilhar na pista famosa, conhecida como Inferno Verde. E o motivo? O Golf GTI Edition 50, que ainda nem chegou ao mercado, já se destacou como o mais rápido da marca a passar por essa pista desafiante da Alemanha.
Esse novo Golf GTI Edition 50, com tração dianteira, cravou o tempo de 7 minutos e 46,13 segundos. Para dar uma ideia do feito, isso é mais de um segundo mais rápido que o Golf R 20 Years Edition! Se você é fã de velocidade, vai gostar de saber que esse modelo superou o Golf GTI Clubsport S da geração anterior em mais de três segundos. O truque aqui é que o GTI Edition 50 fez o percurso de 20,8 quilômetros, o mais longo da pista.
Os tempos anteriores de volta foram medidos em um traçado menor de 20,6 quilômetros, que pulava uma parte importante da pista. Nesse layout mais curto, a edição especial fez uma volta rápida em 7 minutos e 41,27 segundos. Mas, mesmo assim, essa nova versão ainda não conseguiu vencer o Honda Civic Type R, que ainda reina como o carro de tração dianteira mais rápido em Nürburgring, com um tempo de 7 minutos e 44,88 segundos.
Podemos esperar mais por esse Golf GTI? Sim! A Volkswagen vai revelar oficialmente o carro em 20 de junho. O que sabemos é que esse tempo de pista foi registrado por um carro de teste que está quase pronto para produção e equipado com o Performance Package. Esse pacote inclui rodas forjadas, pneus Bridgestone Potenza Race específicos e alguns ajustes no chassi que prometem aprimorar ainda mais a performance.
No que diz respeito à potência, o Golf GTI conta atualmente com um motor turbo de 2 litros que entrega 265 cv. Para quem está curioso, esse motor, conhecido como EA888 LK3 evo4, é um clássico no GTI e está ajustado para gerar até 300 cv na versão Clubsport. Além disso, o carro de teste usava uma transmissão automática de dupla embreagem, já que a Volkswagen optou por deixar de lado a transmissão manual na oitava geração do GTI.
VW Golf GTI vai voltar ao Brasil
E o que mais podemos esperar? A Volkswagen anunciou um “resgate da esportividade” no Brasil, que inclui não só o novo Nivus GTS, mas também uma atualização do queridinho Jetta GLI. E a grande novidade: o Golf GTI está confirmado para voltar ao Brasil em 2025, agora na reestilização da oitava geração, conhecida como MK8,5.
O retorno do GTI é super esperado, principalmente porque a versão anterior, que saiu de cena em 2019, era muito querida. O novo modelo virá com o mesmo motor 2.0 turbo, mas agora com 265 cv na caixa. Isso é um salto em relação aos 230 cv da geração passada! E a aceleração, que já era boa, agora faz 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos, com uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Para você entender, o último Golf GTI nacional tinha números de 7 segundos e 238 km/h.
Então, prepare-se, porque em 2025 vai ter muita adrenalina e emoção para os apaixonados por carros!