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Suzuki Jimny Alongado: Tudo Sobre o Novo 5 Portas e Quando Chega no Brasil

Sabe aquela sensação de ver um carro desejado chegar nos vizinhos, e ainda não disponível no Brasil

O Suzuki Jimny 5 portas foi lançado recentemente na Argentina, trazendo novidades que deixam qualquer entusiasta de SUV compacto curioso. A principal diferença é, claro, o tamanho: ele ficou 505 mm mais comprido que a versão tradicional de 3 portas, passando a 3.985 mm de comprimento, com entre-eixos ampliado em 340 mm, totalizando 2.590 mm.

Isso impacta diretamente no espaço interno, facilitando a vida de quem busca mais conforto para os passageiros traseiros e um porta-malas digno de viagens: são 211 litros com os bancos no lugar e até 1.113 litros com os bancos rebatidos.

O Jimny alongado mantém o motor 1.5 de quatro cilindros com 100 cv e 130 Nm, disponível nas versões GL Monotono MT (manual) e GLX Monotono AT (automática). A tração continua 4×4 com reduzida, reforçando a proposta off-road que tornou o Jimny um ícone.

O conjunto de suspensão traz eixo rígido na dianteira e molas helicoidais atrás, garantindo robustez nos terrenos mais acidentados. Com peso bruto de 1.545 kg, ângulo de entrada de 37°, ângulo de saída de 49° e um vão livre de 210 mm, o Jimny 5 portas entrega capacidade para aventuras sem abrir mão da segurança.

Na lista de equipamentos, o Suzuki Jimny 5 portas surpreende: há multimídia de 7 ou 9 polegadas (com Apple CarPlay e Android Auto sem fio), ar-condicionado digital na versão GLX, vidros e travas elétricas, controle de cruzeiro, volante de couro e, no quesito segurança, airbags duplos (GL) ou seis airbags (GLX), controles de estabilidade, câmera de ré e Isofix.

O design externo segue a receita do sucesso: linhas retas, visual “quadradinho” e personalidade própria, com rodas de liga leve de 15 polegadas e seis opções de cores — destaque para o verde escuro e azul metálico, mas sem os tons especiais bitom que ficaram restritos ao modelo de 3 portas.

Na Argentina, o Suzuki Jimny alongado chega com preços sugeridos de USD 41.900 (GL) e USD 43.900 (GLX), ambos com garantia de 3 anos ou 100.000 km. O interesse é alto também em outros mercados, como Índia, México e Japão (onde é chamado de Nomad), ao ponto de filas de espera ultrapassarem três anos, caso do Japão, que registrou 50.000 pedidos nos primeiros quatro dias de pré-venda.

E o Brasil? Apesar do interesse, não há previsão oficial para a chegada do Suzuki Jimny 5 portas ao país. A HPE Automotores, responsável pela marca aqui, negocia com a matriz japonesa para viabilizar a importação, mas enfrenta dois desafios: a enorme demanda internacional e as exigências do Proconve L8, o novo padrão de emissões vigente desde janeiro de 2025.

A Suzuki estuda adotar um sistema híbrido-leve para atender às regras brasileiras, mas ainda não bateu o martelo. O cenário global, com fila de espera e adaptações técnicas necessárias, faz com que o Suzuki Jimny alongado siga apenas nos sonhos dos fãs brasileiros por enquanto.

Enquanto isso, quem busca um SUV compacto e realmente pronto para qualquer aventura pode apenas acompanhar de longe a estreia desse “mini off-road” de cinco portas, já um sucesso de vendas onde foi lançado. E você, também está de olho nesse lançamento ou já teve experiências com o Jimny tradicional?

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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