Aito M7 da Huawei e Seres receberá atualização do Aito M9

A Aito, uma joint venture entre a Huawei e a Seres, está dando um tapa no visual do M7, seu SUV elétrico com autonomia estendida. E por que isso? As vendas do modelo caíram bastante, cerca de 72,9% no começo de 2025 na China. Ou seja, é hora de se reinventar e chamar a atenção de novo.
O M7 vai passar por um facelift que incorpora elementos do top de linha da marca, o Aito M9. O que dá pra notar nos prototypes que andaram por aí com camuflagem são os faróis mais afilados, um para-choque com design renovado, rodas com 10 raios e maçanetas que se escondem para dar um ar mais elegante. E não dá pra esquecer do sensor LiDAR no teto, que promete um visual futurista.
Mudanças por Dentro
Quando a gente fala do interior, as novidades também estão à vista. A alavanca de câmbio mudou de lugar e agora fica na coluna de direção, o que libera espaço para dois carregadores por indução e alguns porta-copos. Além disso, você vai apreciar um volante de dois raios, som melhorado nos pilares dianteiros e uma tela multimídia bem grande, com painel de instrumentos digital. Isso faz toda a diferença, especialmente em viagens longas.
Dimensões Mantidas
As medidas do M7 não vão mudar. Continua com 5,02 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,76 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. A estrutura segue a mesma, então quem já conhece o carro não vai sentir diferença por aí.
O M7 chegou ao mercado em julho de 2022 com um preço inicial de 319.800 yuan (uns US$ 44.400). No final de 2023, a Aito lançou uma versão mais em conta, começando em 258.000 yuan (cerca de US$ 35.800). Essa mudança deu um gás nas vendas e o modelo fechou 2024 com 193.342 unidades comercializadas.
O Novo Desempenho
Essa atualização também busca fortalecer a presença do M7 num mercado chinês que está pegando fogo. E sobre motor e desempenho? Ainda não tem nada confirmado, mas há rumores de que a Aito poderia adotar o mesmo conjunto do M8 EREV, que conta com um motor turbo de 1.5, gerando até 526 cv e tração integral. Se isso se confirmar, quem curte velocidade vai ter muitos motivos para sorrir.
Concorrência à Vista
A estratégia da Huawei e da Seres é deixar o M7 bem competitivo frente a outras opções do mercado, que estão cada vez mais exigentes. O Novo Toyota C-HR 2026, por exemplo, também está nessa linha de oferecer esportividade e luxo em um SUV 100% elétrico. E os chineses estão dando um show, com a BYD, que está preparando o lançamento de uma picape baseada na plataforma DMO.
E assim, enquanto os olhos estão voltados para as novidades do M7, a gente fica de olho no que mais esse segmento tem a oferecer, sempre na expectativa de que os novos carrões que estão chegando nos surpreendam.