Volvo faz recall de 12 mil veículos por falha de software

Um dono de um Volvo XC90 híbrido plug-in teve uma experiência bastante perigosa após perder completamente os freios enquanto descia uma ladeira na Califórnia, nos Estados Unidos. O carro, com apenas dois meses de uso e com uma atualização de software feita poucas horas antes, mostrou que a tecnologia nem sempre é infalível.
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O motorista, um rapaz chamado Max, estava na estreita Corona Road, em Carmel Highlands, usando o modo de condução “B”. De repente, o carro começou a acelerar sem controle, mesmo com ele mantendo o pé no freio. Para evitar um acidente mais grave,Max precisou jogar o carro para o acostamento, o que causou danos na suspensão, nas rodas e acionou os airbags. Vivenciar uma situação como essa é aterrorizante; quem já encarou uma descida complicada sabe como cada segundo conta.
O que é mais alarmante é que o incidente foi gravado por câmeras do carro e também pelo seu gravador de dados. A análise confirmou que, nos últimos cinco segundos antes do impacto, o carro não estava sendo acelerado por Max e o freio não estava funcionando. É aquele tipo de situação que faz qualquer um repensar a confiança que temos na tecnologia automotiva.
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Essa falha aconteceu com a versão de software 3.5.14, que a Volvo já identificou como problemática. A montadora alertou que o erro pode ocorrer após cerca de 1 minuto e 30 segundos de descida contínua sem usar o pedal de freio nos modos “B” ou “condução com um pedal”. Isso dá uma ideia da importância de ficar de olho em atualizações e configurar tudo corretamente antes de pegar a estrada.
Em resposta a essa situação, a Volvo decidiu realizar um recall que inclui cerca de 12 mil veículos híbridos e elétricos fabricados entre 2020 e 2026. Os modelos afetados são diversos, como o S60, V60, S90, XC60, XC90, XC40, EX40, EC40 e C40. Para quem tem um desses, é fundamental não ignorar esse alerta!
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A marca recomendou que os motoristas evitem usar os modos “B” e “um pedal” até que a nova atualização de software seja instalada. Eles não estão brincando com a segurança. Em um recall anterior, mais de 11.500 veículos foram convocados por falhas similares, o que mostra que a Volvo se preocupa em resolver esses problemas.
A nova atualização pode ser feita pela internet ou diretamente em uma concessionária autorizada. O melhor de tudo é que a instalação é gratuita. No caso de Max, o reparo foi realizado sem custos, e a nova versão do sistema já está aplicada.
A Volvo afirma que a segurança dos usuários é prioridade máxima e que está em contato com todos os motoristas afetados. Se você tem um Volvo na lista, é hora de checar se já está com o software atualizado. E lembre-se: ao dirigir, prudência nunca é demais, especialmente em situações de descidas íngremes onde a frenagem é crucial.
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