Volkswagen Tiguan: nova geração já disponível no Brasil

Recentemente, um perfil no Instagram flagrou um SUV da Volkswagen rodando pela região de São José dos Campos, e a galera logo começou a especular. Os palpites giraram em torno do T-Roc, que é a versão SUV do Golf, mas as pistas estão apontando para algo ainda mais interessante: o primeiro flagra da nova geração do Tiguan pela nossa terra.
Um dos primeiros indícios é a posição da placa na tampa traseira. Esse detalhe é típico do Tayron, que veio para substituir o Tiguan Allspace, e também do Tiguan que chega do México. Para quem não sabe, esse modelo já é visto em mercados como os Estados Unidos e Canadá. Já o T-Roc tem a placa posicionada no tampão, então esse ponto ajuda a confirmar a expectativa de um novo Tiguan.
Falando em design, a tampa traseira do novo Tiguan tem um visual bem mais conservador que seu “primo” T-Roc, que tem um caimento mais agressivo. O Tiguan é, de fato, um SUV mais espaçoso, com 4,77 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e um entre-eixos de 2,79 m. Isso significa uma capacidade de porta-malas que varia de 850 a 2.090 litros, dependendo da versão. É baita espaço, ideal para a galera que curte viagens com a família e a bagagem toda!
Quando comparado ao T-Roc, que mede 4,23 m e tem um porta-malas de 445 litros, fica fácil entender porque o Tiguan é uma escolha mais robusta. Mas isso não quer dizer que o T-Roc não tenha seu charme, né?
Como é o novo Tiguan?
No visual, o novo Tiguan traz a linguagem moderna da VW, bem parecida com a do Tera. A grade dianteira agora é mais pronunciada, e as lanternas traseiras em LED atravessam toda a tampa do porta-malas, criando um efeito bem bacana. Ah, e o emblema da Volkswagen também acende em vermelho, dando um toque especial ao design.
Internamente, a central multimídia é posição de destaque e pode ter 12,9″ ou até 15″, dependendo da versão. O painel de instrumentos é de 10,25″. E, se você curte gadgets, vai amar saber que tem espaço para duas placas de carregamento por indução no túnel central, além de carregadores USB-C para não deixar a bateria do celular na mão.
O controle do volume também ganhou um rotor multifuncional que, além de volume, comanda os modos de condução e a iluminação ambiente que pode ser escolhida entre 10 a 30 cores.
Sobre motorização, dependendo do mercado, o Tiguan mexicano vem equipado com motores a combustão. Nos EUA, por exemplo, ele tem um motor 2.0 turbo a gasolina que entrega 204 cv e sempre combina com um câmbio automático de 8 marchas. Para quem prefere mais aventura, tem a opção de tração integral, mas também é possível optar pela tração dianteira. E para o mercado mexicano, existe uma versão com motor 1.4 flex de 150 cv, que pode ser uma boa pedida!