Automotivo

Venda de carros 4×4 atinge recorde; confira a análise

Depois de acompanhar a popularidade crescente das transmissões automáticas, vamos dar uma olhadinha em como a tração dos carros evoluiu ao longo dos anos. Quem é apaixonado por carros sabe que, atualmente, o mercado oferece diferentes tipos de tração, como a dianteira (FWD), a traseira (RWD) e a tração nas quatro rodas, que muitos conhecem como AWD ou 4×4. Mas o que mudou nas preferências dos motoristas pelo mundo?

Veículos grandes e tração nas quatro rodas

Se você já reparou, muitos dos veículos maiores, como SUVs e picapes, costumam vir equipados com tração 4×4. Não é só uma questão de necessidade, mas também de status. Essa tração é sinônimo de força e capacidade, o que, convenhamos, é bem atraente para quem gosta de sentir a potência do carro.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 75% dos carros leves vendidos são SUVs ou picapes. Impressionante, não? E dentre esses, 63% já saem da concessionária com tração nas quatro rodas. Isso fica ainda mais curioso quando a gente pensa que, apesar de ser um recurso caro, ele acaba sendo escolhido por muitos motoristas, mesmo sem ser realmente necessário na maioria das situações cotidianas.

A verdade é que, com as estradas melhorando cada vez mais, essas capacidades extra de tração 4×4 estão ficando um pouco “supérfluas”. Pensando bem, quem vive em áreas urbanas ou onde o asfalto é bem feito, raramente vai precisar da ajuda de um sistema tão robusto, a menos que enfrente alguma aventura em terrenos mais difíceis ou em dias de chuva intensa.

Na Europa, eles continuam sendo uma minoria

Falando da Europa, a história é um pouco diferente. Apenas 16% dos carros novos nos cinco maiores mercados — Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha — são equipados com tração nas quatro rodas. E, mesmo assim, essa porcentagem representa uma evolução em relação a 2001, quando só 5,6% dos carros contavam com essa feature.

A maioria dos motoristas europeus continua preferindo tração dianteira. Um dos motivos? Os carros com tração dianteira costumam custar menos e, vamos combinar, a galera lá ainda se inclina mais para veículos de pequeno ou médio porte. Mesmo com a ascensão dos SUVs, a tração 4×4 não se tornou tão popular quanto na América. Para se ter uma ideia, 74% dos SUVs vendidos no primeiro semestre de 2025 são pequenos e compactos, que muitas vezes são apenas versões “elevadas” de hatchbacks comuns.

O cenário é bem dinâmico e mostra como as preferências automotivas podem variar de uma região para outra. O mais legal é que, quer você dirija um carro com tração convencional ou um 4×4 robusto, o importante é sentir a liberdade de pegar a estrada e aproveitar a viagem.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo