Toyota Yaris Cross híbrido flex chega só em outubro de 2025

A Toyota acaba de anunciar que o lançamento do Yaris Cross no Brasil foi adiado para outubro de 2025. Antes, estava previsto para julho, mas as obras na fábrica de Sorocaba (SP) ainda estão em andamento. Esse SUV compacto promete fazer história como o primeiro híbrido flex do seu segmento aqui no Brasil.
O Yaris Cross chama atenção pela sua motorização híbrida-flex inovadora. Ele combina um motor 1.5 flex no ciclo Atkinson com um motor elétrico, gerando até 118 cv e um torque de até 17 kgfm. E como toda boa combinação, ele vem equipado com um câmbio CVT, o que proporciona uma direção suave. Para quem adora economizar combustível, vale destacar que a pequena bateria do modelo permite rodar pequenos trechos no modo elétrico. Imagine só, aqueles trajetos curtos em que você pode sair de casa apenas ouvindo o silêncio do motor elétrico!
Além da versão híbrida, a Toyota também vai oferecer uma versão com motor 1.5 flex convencional. A potência é similar e, claro, também com a transmissão CVT, que simula sete marchas. O consumo promete ser uma boa surpresa: dependendo da configuração, você pode chegar a até 30 km/l com gasolina. É um ótimo cenário para quem dirige bastante na cidade, né?
A parte interna do Yaris Cross vem recheada de tecnologia e conforto, especialmente na versão híbrida top de linha. Ela vai ter uma central multimídia de 10,1”, painel digital, chave presencial e ar-condicionado automático. E quem já pegou estrada sabe como o freio de estacionamento eletrônico com função auto hold pode facilitar a vida, principalmente em rampas. Sem contar que ele também terá faróis full-LED e bancos em couro — um capricho que agrada qualquer motorista.
A segurança não ficou de fora. O modelo deve contar com seis airbags, sensores de estacionamento e o pacote Toyota Safety Sense, que traz recursos como frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego. Para quem procura um SUV com boas medidas de segurança, essas são características que não podem ser negligenciadas.
Engraçado é que, mesmo antes do lançamento, algumas concessionárias já estão aceitando pré-reservas do Yaris Cross, com sinal de R$ 1.000 que é totalmente reembolsável. Eles estão aproveitando o hype, que também está rolando lá na Argentina, onde a demanda por esse modelo já é alta.
É bom lembrar que o Yaris Cross não tem relação direta com os modelos Yaris hatch e sedã, que devem sair de linha em 2025. Ele chega com 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,64 m. O porta-malas é bastante generoso, comportando entre 460 e 470 litros — ideal para quem gosta de levar um pouco mais na viagem.
O atraso na produção tem a ver com as obras de ampliação da fábrica, que atualmente já produz o Corolla Cross e, quando tudo estiver pronto, poderá fabricar até 5 mil unidades mensais do novo SUV. A Toyota está investindo pesado, com um total de R$ 1,7 bilhão previsto, dentro de um pacote maior de R$ 11 bilhões até 2030.
E se você está de olho em outras novidades, vale dar uma espiada no Chery iCar V23, que vem com um visual retrô super interessante. Sem falar na nova Honda HR-V 2026, que promete chegar cheia de inovações tecnológicas, podendo ser uma boa alternativa no mundo dos SUVs compactos.