Automotivo

Toyota reintroduz spoiler na Hilux após um ano de ausência

Cerca de um ano após tirar o aerofólio das versões mais esportivas da famosa picape Hilux, a Toyota decidiu que era hora de trazê-lo de volta. A mudança aconteceu na Argentina, onde a Hilux é produzida. No início, o motivo para a remoção foi o receio de que a peça não tivesse a durabilidade necessária, mas parece que a montadora encontrou uma solução.

Chamado de “Barra Aerodinâmica”, esse acessório não é só um charme estético. Segundo a Toyota, ele tem uma função prática. Durante a apresentação da Hilux SRX, o engenheiro Diego Martino explicou que a Hilux convencional apresenta um coeficiente aerodinâmico de 0,443. Para as versões alargadas (como as SRX e GR-S), esse número sobe para 0,510. Com a nova barra, esse coeficiente cai para 0,445, o que é melhor para a eficiência do consumo de combustível. Para quem encara longas viagens, essa diferença pode fazer muita diferença.

Logo após o lançamento, a Toyota fez um recall, retirando o spoiler do modelo. O curioso é que quem aceitou a troca recebeu uma barra de design diferente. Já aqueles que preferiram manter a original tiveram que assinar um termo se responsabilizando por quaisquer problemas que pudessem ocorrer com a retirada.

Em uma entrevista, Daniel Herrero, ex-presidente da Toyota na Argentina, admitiu que o projeto original não havia sido bem pensado. Ele explicou que o spoiler tinha sido desenvolvido na Tailândia, e não na fábrica local. A ideia inicial era reduzir o consumo de combustível com a melhoria aerodinâmica, mas nem sempre as coisas saem como planejado.

Recentemente, a Toyota anunciou que já tem uma nova versão do spoiler, cujo sistema de fixação foi aprimorado para garantir ainda mais segurança. Já pensou pegar a estrada e não ter que se preocupar com a durabilidade do acessório?

As concessionárias estão entrando em contato com os clientes que optaram pela troca do spoiler. Agora, com a nova barra, ela não vai mais ser compatível com a lona marítima anterior, mas a montadora se comprometeu a substituí-la gratuitamente.

E no Brasil?

Aqui no Brasil, a situação é parecida. O aerofólio também foi retirado da picape, oferecendo aos clientes a opção de mantê-lo, mas com a mesma cláusula de responsabilidade por eventuais danos. Ainda não há um cronograma oficial de quando a nova barra aerodinâmica estará disponível nas concessionárias nacionais, mas, considerando que a picape é fabricada do lado de lá da fronteira, a expectativa é que a novidade não demore a chegar.

Para os modelos 0km, a boa notícia é que a nova peça vai voltar a fazer parte da versão SRX Plus, a única que ainda conta com os aros ampliados após a retirada da versão GR Sport do catálogo. Portanto, se você é fã da Hilux, fique de olho nas atualizações.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo