Toyota lança nova picape em 2027: detalhes revelados

A Toyota está preparando uma novidade que pode ser um verdadeiro presente para os amantes de picapes. A montadora anunciou que está desenvolvendo uma nova picape que ficará abaixo da Tacoma, um modelo icônico por lá. Essa futura picape vai entrar na briga com concorrentes como o Ford Maverick e o Hyundai Santa Cruz. E, para nós, brasileiros, ela também vai rivalizar com a Fiat Toro e a Ram Rampage.
Cooper Ericksen, que é o chefe de planejamento da Toyota na América do Norte, confirmou em uma entrevista que esse projeto já está nos planos da marca: “Não é questão de ‘se’, mas de ‘quando’.” Ele ainda comentou que o desafio principal tem sido o tempo, pois a empresa focou bastante em avançar com tecnologias híbridas e elétricas.
Atualmente, ainda não há muitos detalhes disponíveis sobre o que esperar desse novo lançamento. Ericksen deu algumas pistas, mas o grande pacote de informações deve ser revelado quando a picape for oficialmente lançada, o que está previsto para acontecer em 2027. O que sabemos até agora é que ela se promete como a opção mais econômica da Toyota entre as picapes.
Como a Toyota vai chamá-la?
Um ponto que ainda gera especulação é o nome desse novo modelo. A Toyota não se pronunciou, mas alguns nomes possíveis já estão circulando. Um deles é “Hilux”, um nome famoso e que muitos conhecem, mas que deve ser evitado para este modelo menor, já que é associado a picapes mais robustas. Outro nome em pauta é “Stout”, que remete a uma picape pequena da Toyota lançada em 1954 e foi registrada na Argentina em 2022. A volta desse nome poderia trazer uma nostalgia muito legal.
Em que plataforma a picape será montada?
Sobre a estrutura, a nova picape da Toyota vai usar uma construção monobloco e deve ser montada em uma plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture). As conversas iniciais sugeriam que poderia ser uma versão baseada no Corolla, mas isso talvez não seja espaço suficiente para o que uma picape realmente demanda. A plataforma TNGA-K, que também dá vida a modelos como o Camry e RAV4, parece ser uma escolha mais sensata, oferecendo capacidade e espaço interno adequados para o trabalho pesado que uma picape deve realizar.
Como será o visual?
Quando se trata do design, nossa expectativa é que essa picape compacte uma estética robusta, inspirando-se em modelos maiores com carroceria sobre chassi. Esperamos ver aquela grade trapezoidal marcante, faróis em blocos e arcos de roda bem definidos. E quem sabe a Toyota não traga também algumas variações, como uma versão mais urbana e outra TRD Pro, preparada para encarar trilhas de verdade.
Por dentro, a cabine deve ser bem mais moderna e refinada, seguindo a linha dos modelos mais recentes da marca. Pode ser um interior que lembre o de um carro, repleto de tecnologia e recursos de segurança que facilitam a vida, muito diferente das cabines mais simples que estamos acostumados.
Qual será a motorização?
Em relação à motorização, tudo indica que a nova picape será híbrida, com opções de tração dianteira e integral. As configs de motor devem ser parecidas com as do RAV4, que já é bem popular. O RAV4 híbrido, por exemplo, se destaca com motor 2.5 a gasolina e dois elétricos, totalizando 306 cv. Para nós que dirigimos, as vantagens de um híbrido são enormes, especialmente em termos de economia de combustível e eficiência.
Quanto custará a picape mais barata da Toyota?
A estimativa é que a nova picape compacta custe algo em torno de 30 mil dólares nos EUA, o que daria cerca de R$ 164 mil. Para quem acompanha o mercado nacional, a Maverick está um pouco abaixo desse valor, enquanto a Santa Cruz cobra um pouco mais. No Brasil, a Maverick parte de R$ 219.990, então seria razoável esperar que a opção mais acessível da Toyota ficasse nessa faixa. A Hilux, por outro lado, já começa a partir de R$ 253.090.
Quando será a estreia?
Por fim, a grande expectativa é que essa picape compacta só chegue às lojas lá para 2027. Cooper Ericksen destacou que os recursos estavam bem limitados e a prioridade acabou sendo para outros projetos. É bem possível que em 2026 já tenhamos uma ideia mais clara do que vem por aí com um conceito ou protótipo. A espera pode ser longa, mas a ansiedade está a mil para ver a Toyota entrar de vez nesse segmento!