Toyota lança Corolla híbrido acessível para competir com o BYD King

A Toyota está preparando uma novidade bem interessante: o Corolla GLi híbrido, que deve chegar ao mercado em 2025. Para quem é fã de sedãs médios, essa é uma notícia animadora. O modelo vai trazer uma motorização eletrificada que promete ser mais acessível, focando especialmente em PCD (Pessoas com Deficiência), taxistas, motoristas de aplicativo e pequenas frotas.
Atualmente, o Corolla Altis Hybrid Premium tem um preço na casa dos R$ 200 mil. Já o novo GLi Hybrid deve custar cerca de R$ 168 mil. Isso significa que ele ficará um pouco abaixo do BYD King, que hoje começa em R$ 179.900. A jogada da Toyota é bem clara: querem estancar o crescimento da BYD no segmento com esse lançamento.
E o que mais vem por aí? Se a Toyota continuar oferecendo aqueles bons descontos que já são conhecidos, o preço do GLi pode cair para aproximadamente R$ 128 mil nas vendas diretas. Aí sim, ele fica ainda mais acessível!
O Corolla GLi Hybrid será equipado com o mesmo motor do Altis Hybrid, ou seja, um 1.8 flex acoplado a dois motores elétricos, gerando até 122 cavalos de potência, tudo isso ligado a um câmbio automático e-CVT. Para quem gosta de tecnologia, ele vai vir com uma central multimídia de 10”, painel digital parcial, ar-condicionado manual, rodas de 16” e sete airbags de série. Como é uma versão de entrada, alguns recursos como sensores de estacionamento e o pacote Toyota Safety Sense podem ficar de fora.
Com a chegada do Corolla, a Toyota entra em uma competição acirrada, já que a BYD tem aumentado sua participação no mercado com os híbridos plug-in King GL e King GS, que são mais potentes e têm uma autonomia elétrica maior. Enquanto o Corolla chega a fazer até 18,5 km/l na cidade, o BYD King promete impressionantes 44,2 km/l, segundo o Inmetro.
Um ponto positivo para o Corolla é que ele é um híbrido convencional, ou seja, não precisa de recarga externa. Isso facilita bastante a vida, especialmente para quem não tem onde conectar o carro. Por outro lado, o BYD King exige carga via tomada, o que pode ser um detalhe que pesa na hora da escolha.
Além disso, o Corolla tem uma vantagem significativa: assistência técnica em todo o Brasil, peças disponíveis e um bom valor de revenda. E não podemos esquecer que ele pode rodar com etanol, que é mais barato aqui, enquanto o BYD King só aceita gasolina.
Com essas novidades, parece que os amantes de carros vão ter boas opções pela frente.