Notícias Agora

O que saber sobre o fenômeno que ocorre neste domingo

A “Lua de Sangue”, um eclipse lunar total que fará com que a Lua adquira uma coloração vermelha, ocorrerá no próximo domingo, dia 7 de setembro. Este fenômeno será visível por mais de 80 minutos, mas no Brasil, os interessados não poderão observá-lo ao vivo. No entanto, é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Observatório Nacional no YouTube, a partir das 12h (horário de Brasília).

O eclipse lunar total terá a duração de aproximadamente uma hora e vinte minutos. Durante esse período, a Lua irá mudar de cor devido à difração da luz solar na atmosfera da Terra. A luz azul é dispersa enquanto os tons vermelhos conseguem atravessar a atmosfera, iluminando a Lua de maneira dramática.

Por enquanto, os brasileiros não terão a oportunidade de ver o fenômeno ao vivo, pois o eclipse ocorrerá durante a madrugada do dia 8, quando haverá luz do dia no Brasil. Entretanto, outras partes do mundo poderão apreciar o evento diretamente. Na Índia, por exemplo, o eclipse será visível entre 23h do dia 7 e 0h22 do dia 8. Já na Austrália, a melhor observação será entre 1h30 e 2h52 do dia 8. Países como Egito e África do Sul também terão a chance de ver a Lua avermelhada em seus céus.

A próxima oportunidade para que os brasileiros vejam um eclipse lunar total será em 3 de março de 2026. Astrônomos recomendam que, mesmo em locais onde o fenômeno é visível, é interessante começar a observar cerca de 75 minutos antes da totalidade para aproveitar ao máximo a experiência.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo