Automotivo

Russos continuam a adquirir veículos ocidentais em 2025

A invasão russa à Ucrânia, que já dura mais de três anos, trouxe grandes mudanças no cenário global. A segurança se tornou a bola da vez na União Europeia, e, claro, isso também afetou o mercado automotivo, com todo o seu impacto de ofertas e demandas.

No momento em que a guerra começou, marcas conhecidas da Europa, Estados Unidos, Japão e Coreia abandonaram a Rússia. Empresas como Toyota, Hyundai, Kia, Volkswagen e Renault, que mesmo sem fábricas no país, não hesitaram em sair. É curioso pensar que, em 2021, a Rússia era o décimo primeiro maior mercado automotivo do mundo, mas ninguém ficou para ver o que aconteceria a seguir.

A China é a grande vencedora

Com a saída dos ocidentais, a Avtovaz, famosa pela Lada, viu sua concorrência diminuir bastante. Assim, as marcas chinesas viram uma chance de ouro e entraram com tudo no mercado russo. Nesse cenário, é fascinante notar como a participação dos chineses saltou de 7% em 2021 para impressionantes 56% até o primeiro semestre de 2025.

Em 2024, a Rússia se tornou o maior mercado para as marcas de automóveis chinesas fora do seu território. É um aumento significativo e digno de nota!

Os ocidentais realmente saíram de cena?

Mas será que os fabricantes ocidentais realmente encerraram suas atividades na Rússia? Segundo dados da Diretoria de Segurança no Trânsito da Rússia, os russos continuam comprando carros de marcas como Toyota, BMW, Mercedes e Hyundai, apesar das sanções. O que acontece é que alguns grupos estão fabricando veículos com nomes diferentes, como o Solaris, que produz modelos da Hyundai e Kia, somente mudando a badge.

Mesmo depois de todo esse cenário, 39.000 unidades de marcas ocidentais foram vendidas na Rússia no primeiro semestre de 2025. Isso mostra que as sanções não têm sido lá tão eficazes assim.

Marcas de carros mais vendidas na Rússia

Em resumo, aqui estão as marcas que se destacaram na Rússia no primeiro semestre de 2025:

  • Lada: 162.791 unidades
  • Haval: 63.929 unidades
  • Chery: 55.250 unidades
  • Geely: 35.578 unidades
  • Toyota: 7.780 unidades

É interessante notar como as marcas chinesas conseguiram se estabelecer rapidamente, enquanto os tradicionais nomes ocidentais ainda aparecem nas vendas, mesmo sob circunstâncias tão complexas.

E por fim, é sempre bom lembrar que o mundo automotivo está em constante mudança, e esses movimentos nos mercados nos mostram como algumas marcas se adaptam mais rápido que outras. Afinal, quem diria que veríamos tantas Ladas e Havals nas ruas da Rússia em tão pouco tempo?

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo