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Renault Duster de nova geração aparece em testes; novidades à vista?

No final de 2023, quando a nova geração do Duster foi revelada na Europa, a Renault aqui do Brasil foi bem clara: “Não, não vem pra cá.” Naquele momento, havia rumores sobre um novo SUV sendo criado localmente, o Boreal, que promete ser um modelo mais sofisticado, focado na categoria de médios.

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Recentemente, um flagra do Duster de nova geração, feito por @lucas_perseghetti e compartilhado pelos amigos do @placaverde, mostrou um protótipo rodando em Valinhos, interior de São Paulo. Mas fica a pergunta: qual é o objetivo desse teste por aqui?

Embora a Renault tenha descartado a chegada do novo Duster há quase três anos, é notável que a marca estará com algumas lacunas em seu portfólio na faixa de preço entre o Kardian, que vai de R$ 112.690 a R$ 145.990, e o novo Boreal, que deverá custar em torno de R$ 200 mil. É uma diferença considerável e, atualmente, o espaço é ocupado pela geração atual do Duster, lançada em 2020.

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Com dois novos modelos no mercado, fica difícil justificar os valores de um carro que já mostra sinais de “idade”, especialmente porque ele utiliza uma plataforma diferente da que estará no Boreal e que já equipa o Kardian e a nova picape intermediária da Renault. A nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) é o futuro da fabricante, o que deixa a atual geração do Duster em uma situação complicada.

Além do mais, o Duster continua a ser vendido mundialmente, inclusive na América do Sul, com lançamentos recentes em lugares como a Colômbia. O modelo, mesmo com sua idade, é icônico e tem um lugar especial no coração da Renault, então podemos esperar que ele continue por mais um tempo.

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Em termos de tamanho, o novo Duster europeu é bem interessante. Com 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura e 1.656 mm de altura, ele oferece um espaço de porta-malas que pode acomodar até 472 litros. Isso significa que, para quem gosta de viajar ou precisa de um carro espaçoso para as compras do mês, o Duster ainda é uma opção viável.

Modelo pode ser um teste para sistema híbrido

Uma das possibilidades que está em pauta é que esse protótipo pode estar sendo usado para testar novas motorizações eletrificadas para os próximos Renaults. Como ele usa a mesma base do Boreal e do Kardian, isso facilitaria o processo de homologação.

Lá fora, o Duster já possui uma configuração chamada E-Tech, que combina um motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina com um propulsor elétrico. Tem ainda uma versão mais simples, com motor 1.2 TCe turbo a gasolina com 130 cv e um sistema híbrido leve de 48 Volts — esse último com tração 4×4. É bem provável que essa tecnologia possa ser incorporada ao modelo aqui, especialmente no novo motor 1.3 turbo, que já está presente na geração atual do Duster e será fundamental para o Boreal.

E você, que já passou por situações em que um carro mais eficiente poderia ajudar — como superando aquele trânsito parado ou fazendo uma viagem mais longa? Essas novas tecnologias têm tudo para fazer diferença no dia a dia.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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