Automotivo

Porsche testa novo Cayenne EV em montanha e revela resultados

O novo Cayenne elétrico está em testes na Europa e já promete continuar a tradição de ser um SUV que agrada os verdadeiros amantes de carros, mesmo sem o poderoso V8 que costumava ter. Os engenheiros da Porsche escolheram ambientes históricos, como montanhas e trajetos com reboque pesado, para mostrar que o carro mantém foco em desempenho, estabilidade e versatilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos momentos de destaque foi a subida em Shelsley Walsh, na Inglaterra. Essa pista é uma das mais antigas do automobilismo mundial e, surpreendentemente, o Cayenne camuflado conseguiu bater o recorde para SUVs! Ele fez a corrida de 914 metros em incríveis 31,28 segundos, superando o tempo anterior em mais de quatro segundos. Nos primeiros 18 metros, o SUV ficou a apenas 1,94 segundo — comparável a muitas máquinas esportivas.

A Porsche também não esqueceu da versatilidade que fez do Cayenne um sucesso entre as famílias. Mesmo sendo totalmente elétrico, esse modelo terá capacidade de reboque de até 3.500 kg, exatamente como as versões a combustão. Para isso, ele usa uma nova plataforma PPE de 800 volts, também base do Macan EV, mas adaptada para o porte do Cayenne.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para se ter uma ideia, o Macan Turbo elétrico já entrega 639 cv e vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos. Agora, o Cayenne, sendo maior e mais pesado, deve conseguir algo em torno de 3 a 3,5 segundos. Imagina pegar a estrada e sentir essa aceleração!

A Porsche promete que o elétrico será, no mínimo, tão potente quanto a versão atual Turbo E-Hybrid, que conta com um V8 biturbo e motor elétrico, totalizando 729 cv. A expectativa é grande, e a confirmação deve vir em breve.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Geração antiga continua

Enquanto o Macan vai se despedir das versões a combustão até 2026, o Cayenne tem um futuro um pouco diferente. O modelo a gasolina não vai sumir tão cedo; a Porsche já declarou que os motores V8 continuarão até 2030, coexistindo de forma “harmônica” com a nova geração totalmente elétrica.

Atualmente, a geração de Cayenne já oferece um sistema de eletrificação. As opções hidridizadas vão de R$ 795 mil (versão E-Hybrid) até R$ 1,36 milhão (Turbo E-Hybrid).

Na versão E-Hybrid, temos um motor 3.0 V6 de 304 cv combinado com um motor elétrico de 176 cv, totalizando 470 cv e 66,3 kgfm de torque. Já na Turbo E-Hybrid, o motor a combustão aumenta para um 4.0 V8 com 599 cv, também com um motor elétrico de 176 cv, elevando a potência total para 739 cv e 96,9 kgfm de torque.

Essas configurações mostram que a Porsche está se adaptando às novas demandas do mercado, mas sem perder o foco no desempenho que sempre caracterizou seus modelos. Quem já dirigiu um Cayenne sabe que essa mistura de luxo e potência é difícil de encontrar em outro lugar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo