Picape elétrica acessível: conheça a Slate
Não tem como negar: mesmo quem não está pensando em comprar uma picape fica curioso com a ideia de uma caminhonete elétrica que não vai pesar no bolso.

A Slate, uma nova empresa nessa onda, tem gente de peso, como o Jeff Bezos, por trás. O preço inicial promete ser em torno de R$ 138 mil. E, se rolar um crédito fiscal nos EUA – que pode ser cortado dependendo do governo –, esse valor pode descer até uns R$ 110 mil. Mas, por outro lado, um executivo da Stellantis está levantando uma pulguinha atrás da orelha sobre esse preço.
Durante uma conversa na CNBC, o CEO da Ram, Tim Kuniskis, soltou a real: quando a galera começar a adicionar alguns opcionais que todo mundo considera essenciais, esse valor vai lá para cima. Ele comentou que a picape pode acabar custando R$ 194 mil. E aí já estamos falando de outra categoria.
Pra ter uma ideia melhor, uma Ford Ranger simples custa uns R$ 194 mil nos EUA, e isso já com transporte incluído. Kuniskis até admitiu que a Slate tem um apelo interessante nesse segmento tão disputado, mas que, na prática, quando as pessoas forem atrás das versões mais completas, ela vai competir com opções já conhecidas do mercado.
Olhando para a lista de equipamentos de série da Slate, dá pra ver que o modelo básico vem com algumas limitações. Com vidros manuais e sem central multimídia, pode ser que os consumidores fiquem na dúvida se realmente vão querer esse modelo mais simples, que pode acabar saindo mais caro do que se imagina. Muita gente acaba esquecendo de conferir esses detalhes que fazem a diferença no dia a dia.
Ainda não se sabe se esses opcionais vão fazer o preço aumentar tanto, mas Kuniskis não acredita que os consumidores topem comprar um modelo tão básico. A Ram analisou várias vezes a ideia de lançar algo nesse sentido, mas sempre decidiu que o custo acabaria saindo do controle.
Por outro lado, o interesse na Slate tem sido alto, com mais de 100 mil reservas feitas. Mas vale lembrar que quem reservou pode desistir, já que o sinal é reembolsável. Então a expectativa de quantas dessas reservas realmente vão virar pedidos finais é uma incógnita.
Entretanto, a Ram não tem um modelo que concorra diretamente com a Slate. Eles também não estão presentes no mercado de picapes médias, como a Ranger, e não têm opções menores, como a Maverick. O modelo da Slate é mais compacto, com 4,43 metros de comprimento, enquanto a Maverick vai chegar quase a 5 metros.
Na Tailândia, a Toyota vende uma Hilux bem básica e voltada para trabalho, chamada de Hilux Champ, que custa uns R$ 77 mil. Mas essa picape não aparece por lá nos EUA, onde até as versões mais simples já ultrapassam os R$ 167 mil. A Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz, para você ter uma ideia, também começam na mesma faixa de preço.