Automotivo

Onix, Tracker, Spark e Captiva EV serão lançados no Brasil em julho

Desde janeiro, quando a General Motors celebrou 100 anos no Brasil, a expectativa em torno de novos lançamentos só aumentou. Recentemente, durante um evento para jornalistas nos Estados Unidos, o vice-presidente da GM na América do Sul, Fábio Rua, revelou que cinco novos modelos da Chevrolet serão apresentados no dia 8 de julho.

Esses lançamentos podem ser divididos em duas categorias: os modelos a combustão e os elétricos. No primeiro grupo, aguardamos a feira dos novos Onix, Onix Plus e Tracker, que chegarão como linha 2026, passando por uma reestilização. No segundo, a GM promete também divulgar mais sobre o Spark EUV e o Captiva EV. Mas fique atento: apesar da apresentação em conjunto, não significa que todos estarão disponíveis para venda ao mesmo tempo.

Onix, Onix Plus e Tracker 2026

O trio de compactos da Chevrolet foi flagrado em diversas ocasiões ao longo de 2025 e, finalmente, vamos vê-los reestilizados em julho. Temos o hatch, o sedã e o SUV, com novos visuais inspirados nos lançamentos da GM nos EUA e na picape Montana, que é derivada do Tracker.

Especificamente sobre o Tracker, espera-se uma grade maior, dividida por uma barra com o famoso logo da Chevrolet. Os faróis deverão ter um desenho inovador, com as luzes diurnas em posição elevada e os faróis principais um pouco mais para baixo. Se passar pelo trânsito, você vai perceber como essas mudanças vão facilitar a visibilidade. A parte traseira deve ser remodelada de forma mais discreta, enquanto as laterais não devem sofrer alterações drásticas. O Onix e o Onix Plus também devem receber mudanças na frente, com uma nova grade e para-choque.

No interior, uma das novidades é que eles podem seguir o estilo moderno das atualizações da Spin e da nova S10, com painel e telas integradas, focando em tecnologia e conectividade. Itens de segurança como frenagem automática e assistente de faixa estão cotados para essas versões. E você sabe como isso pode ser útil, né? Um freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold também está entre as especulações.

A motorização ainda gera alguns mistérios. As esperadas versões híbridas leves (MHEV) não foram abordadas nas comemorações de 100 anos da GM, mas o último flagra do Tracker 2026 mostrou adesivos amarelos, o que pode indicar que estão trabalhando em tecnologias elétricas. Quem sabe a eletrificação vem a caminho?

Atualmente, o Tracker vem equipado com motores turbo 1.0 de 121 cv e 1.2 de 141 cv, atualizados recentemente. Já os Onix e Onix Plus contam com opções aspiradas ou turbinadas. A expectativa é que a eletrificação chegue acompanhando tendências do mercado, como já acontece com modelos rivais.

Spark EUV

Anunciado durante o centenário da GM, o Spark EUV é o primeiro SUV compacto elétrico da marca, com detalhes que serão revelados no dia 8 de julho. Ele traz um design aventureiro, ocupando o espaço deixado pelo antigo Bolt.

Com 3,99 metros de comprimento e 2,5 metros de entre-eixos, o Spark EUV será vendido na versão Activ, que costuma ter um visual off-road, similar ao Equinox e à minivan Spin. O preço ainda é um mistério.

Lá fora, o modelo conta com um motor elétrico de 75 kW (101 cv) e atinge até 150 km/h. A bateria de 41,9 kWh permite recarga rápida e uma autonomia de cerca de 400 km. Mas fique atento: essa taxa pode ser um pouco mais baixa aqui no Brasil devido a padrões do Inmetro. No interior, o destaque vai para as duas telas de 10,25″, que agregam modernidade ao visual.

Captiva EV

Mais uma novidade a ser cumprida em julho é o Captiva EV, parte da nova estratégia da GM de expandir seus veículos eletrificados. Assim como o Spark EUV, este SUV médio também vem da produção chinesa e utiliza plataformas consagradas.

A proposta do Captiva EV é impressionante: com 4.745 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 2.800 mm de entre-eixo, ele se destaca na categoria. O motor elétrico de 150 kW (204 cv) permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e uma velocidade máxima de 175 km/h, mostrando que não veio para brincadeira.

A bateria, que é do tipo LFP, tem 60 kWh e oferece uma autonomia de até 510 km em ciclos chineses. No Brasil, a expectativa é que esse número fique perto de 400 km, um resultado bem atraente para um SUV elétrico.

Esses lançamentos mostram que a Chevrolet está se preparando para conquistar ainda mais o mercado brasileiro, unindo tradição e inovação em sua linha de produtos. Fique de olho, porque a adrenalina tá por vir!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo