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Por que todo mundo está comprando ou querendo comprar essa moto?

Existe uma rainha soberana e indiscutível no asfalto brasileiro, uma máquina tão dominante, tão onipresente, que faz todas as suas concorrentes parecerem meras coadjuvantes. Ela não é a mais bonita, nem a mais potente. Contudo, a Honda CG 160 é, de longe, o veículo mais amado e vendido do Brasil, e os números do primeiro semestre de 2025 provam que seu reinado está mais forte do que nunca.

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Enquanto o mercado de carros vive uma guerra de foice pelo primeiro lugar, no universo das duas rodas a história é outra. A CG 160 não tem rivais. Ela vende mais que o dobro da segunda colocada, que, por sua vez, também é da Honda.

É um massacre, um monopólio de fato que levanta uma questão que vale ouro: qual é o feitiço, o segredo por trás dessa moto que parece indestrutível?

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A resposta é uma combinação de fatores que nenhuma outra montadora conseguiu replicar e que explica por que, mesmo em um mês de queda nas vendas como junho, a CG continua sendo a escolha óbvia para o brasileiro. Prepare-se para entender a anatomia de um fenômeno.

A rainha e seu exército: o massacre da Honda

Os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para o primeiro semestre de 2025 são uma prova da dominação. A Honda não apenas lidera; ela humilha.

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  • 1ª – Honda CG 160: Com 222.690 unidades vendidas no semestre, ela é a rainha absoluta. Sozinha, ela vende mais que os 10 carros mais vendidos do país somados em um único mês.
  • 2ª – Honda Biz: Com 130.154 unidades, a “irmã” da CG garante a dobradinha, mostrando a força da marca nos modelos utilitários.
  • 3ª – Honda POP 110i: Com 112.717 unidades, a pequena notável fecha um pódio 100% Honda.
  • 4ª – Honda NXR 160 Bros: Com 91.085 unidades, a trail da marca completa o “TOP 4”, um feito que nenhuma outra montadora sequer sonha em alcançar.

Das dez motocicletas mais vendidas do Brasil, sete são da Honda. É um domínio que beira o inacreditável.

Veja mais: “Inimiga” das motos Honda chega ao Brasil

O segredo do sucesso: o feitiço da CG 160

Mas por que a CG 160 é tão imbatível? O segredo não está em uma única característica, mas em uma combinação perfeita que atende às necessidades do brasileiro médio.

  1. Ela simplesmente não quebra: A fama de “tanque de guerra” é real. A mecânica da CG é robusta, simples e feita para aguentar a buraqueira e as condições mais severas de uso.
  2. Manutenção de bicicleta: As peças são ridiculamente baratas e fáceis de encontrar. Qualquer mecânico de bairro sabe consertar uma CG de olhos fechados.
  3. Bebe menos que um passarinho: O consumo de combustível é baixíssimo, o que a torna a ferramenta de trabalho ideal para milhões de motoboys e trabalhadores.
  4. Valor de revenda: CG é como ouro. Tem liquidez imediata e desvaloriza muito pouco, sendo um investimento seguro.

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Os surpreendentes invasores no ranking

Apesar do domínio da Honda, o ranking traz duas surpresas que mostram uma mudança no mercado.

  • Mottu Sport 110i (5º lugar): Com 43.299 unidades, esta moto, que na verdade é uma TVS e é usada principalmente pela empresa de aluguel para entregadores Mottu, mostra a força gigantesca do setor de delivery.
  • Shineray (três modelos no top 20): A marca chinesa conseguiu emplacar três de seus modelos (XY 125, SHI 175 e XY 150) entre os 20 mais vendidos, provando que, com preços agressivos, está conseguindo conquistar uma fatia do mercado que busca uma alternativa às gigantes japonesas.

Mesmo com esses novos jogadores, o trono, por enquanto, continua firme e forte nas mãos da rainha CG 160.

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Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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