Lynk & Co revela o sedã híbrido plug-in 10 EM-P para 2025

A Lynk & Co vem chamando a atenção no mercado automotivo e acaba de confirmar o lançamento do seu novo sedan híbrido plug-in, o 10 EM-P, que deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2025. A novidade foi anunciada pelo vice-diretor da marca, Mu Jun, em sua conta no Weibo — uma plataforma de redes sociais bem popular por lá. Com isso, a Lynk & Co parece estar muito bem posicionada, especialmente após o lançamento do modelo 900, que também está vindo com força total.
Esse novo sedan será uma versão híbrida do Z10 EV, que é totalmente elétrico e já chegou às ruas chinesas em setembro de 2024. Apesar do hype em cima do modelo, ele teve um começo tímido nas vendas, com cerca de 7.719 unidades vendidas até o momento. Para quem está de olho no mercado, essas cifras mostram que a estrada pode ser um pouco mais desafiadora do que se espera.
Visualmente, o 10 EM-P promete seguir a mesma linha elegante do Z10, com um porte grande que definitivamente chama a atenção. Suas medidas são impressionantes: 5,03 metros de comprimento, quase 2 metros de largura e um entre-eixos de 3 metros. Para quem aprecia um carro espaçoso, isso é um bom sinal, especialmente para viagens longas ou aquele rolê com a família nos finais de semana.
No quesito mecânico, o carro traz uma proposta que deve agradar muito os entusiastas. A expectativa é de que ele utilize a plataforma GEA Evo, combinando um motor 2.0 turbo com um sistema elétrico, muito semelhante ao que será usado no SUV Geely Galaxy Starship 9. Fique ligado, porque a promessa é de um desempenho bem potente e cheio de sofisticação.
Outros pontos que devem ser destaque nesse carro incluem a suspensão a ar, uma cereja do bolo para quem sabe como isso melhora a experiência de dirigir, e a conectividade via chip Snapdragon 8295, garantindo que você esteja sempre conectado. E, claro, o poderoso Nvidia Drive Thor-U vai permitir condução semiautônoma, algo que está em alta entre os modelos mais modernos.
Rumores sobre a versão híbrida do Z10 já estavam circulando há um tempo, principalmente após avistamentos de protótipos camuflados em testes. Mas agora, a confirmação veio junto com uma imagem teaser do veículo, deixando os fãs da marca ainda mais empolgados.
O executivo também lembrou que a Lynk & Co já passou da marca de 1 milhão de veículos entregues, um número que mostra a força da marca no mercado. O recém-lançado SUV 900 foi o primeiro de dois modelos planejados para 2025, e o 10 EM-P será o segundo.
Enquanto isso, a Mercedes-AMG não fica para trás e também está entrando no jogo dos sedãs elétricos. Eles revelaram teasers de um novo modelo que tem um visual futurista, com inspiração no conceito Vision AMG de 2022. Com luzes de LED em forma de estrela e linhas que favorecem a aerodinâmica, é um carro que promete impressionar.
A nova linha elétrica da AMG vai ser baseada na plataforma AMG.EA e fará uso de baterias da Sila Nanotechnologies e motores da Yasa, com uma meta audaciosa: entregar mais de 1.000 cv de potência. Eles estão mirando diretinho nos concorrentes como o Porsche Taycan e o Audi RS e-tron GT. E com a queda nas vendas da Tesla na Europa, é bom ver essa competição acirrada, que só tende a trazer mais inovação e opções para nós, apaixonados por carros.