Automotivo

Horse lança extensor de alcance com motor Kardian e Kicks

Para quem curte um bom carro, a evolução dos veículos elétricos é um assunto e tanto. Há tempos, as limitações de autonomia desses modelos se tornaram um grande ponto de discussão, especialmente para quem usa esses carros em atividades comerciais. Afinal, quem já ficou na mão por conta da bateria sabe o quanto isso é frustrante. Pensando nisso, a HORSE apresentou uma solução interessante no Electric Days, que aconteceu recentemente durante o Energy Summit no Rio de Janeiro.

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A estrela do evento foi a Master E-Tech, uma versão da Renault Master que ganhou um “up” com a tecnologia desenvolvida pela HORSE. Ao invés de rodar apenas cerca de 110 km com uma carga, esse modelo consegue ultrapassar os 700 km. E o melhor? Emissão zero, mantendo a sustentabilidade em alta. Para quem dirige por longas distâncias, isso é uma mão na roda.

Um dos pontos mais legais é que a HORSE, resultado da parceria entre Geely e Renault, utilizou o motor 1.0 turbo HR10 — o mesmo que encontramos no Renault Kardian e no Nissan Kicks. Esse motor não só ajuda o carro a se locomover, mas também atua como um gerador de energia. Funciona assim: ele trabalha em rotações específicas, gerando energia para o motor elétrico e ainda recarregando a bateria, tudo de forma automática. Praticamente um mecânico sem a necessidade de manusear nada.

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E não para por aí. O sistema de carga, que é desenvolvido com componentes nacionais, oferece flexibilidade. Isso significa que quando você estiver dirigindo, pode ficar tranquilo, porque o carro não vai perder desempenho nem funcionalidades. Para quem já cansou de fazer paradas longas em postos, esse sistema traz uma bela economia de tempo.

Além disso, o motor a etanol trabalha em uma faixa rotação que potencializa sua durabilidade. Isso significa que, em lugar de ter que trocar o motor frequentemente, você pode contar com uma vida útil maior nesse tipo de aplicação. A integração de todos esses componentes permite até que o conjunto seja utilizado em diferentes tipos de veículos, como barcos e ônibus.

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O que também surpreende é que, com esse extensor de alcance, a HORSE pode até reduzir a quantidade de módulos de bateria. Menos peso e mais eficiência, principalmente quando estamos diante de uma bateria completa. E como se não bastasse, tudo isso acontece de forma automática, ou seja, não precisa se preocupar em ligar ou desligar nada. Você continua com todas as funções do carro elétrico tradicional, só que com mais liberdade para rodar por aí.

Os testes para esse sistema já estão a todo vapor, com aplicações em diversos tipos de veículos. É uma boa aposta para quem deseja reduzir a dependência de modelos a diesel, trazendo uma alternativa viável e sustentável para o nosso dia a dia nas estradas. É sempre bom ver a indústria automobilística brasileira se adaptando e inovando, não é mesmo?

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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