Automotivo

Lamborghini pode lançar híbrido plug-in; saiba mais

A Lamborghini decidiu dar alguns passos para trás em seus planos de eletrificação. A marca, conhecida por seus supercarros potentes e barulhentos, anunciou que vai adiar o lançamento do Lanzador, seu primeiro modelo completamente elétrico, que agora deve ficar para 2029. O CEO da empresa, Stephan Winkelmann, revelou que a ideia inicial pode ser trocada por um modelo híbrido plug-in, ou seja, uma mistura do motor elétrico com o tradicional a combustão.

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A primeira apresentação do Lanzador aconteceu em 2023. E quem aí estava animado com um Lamborghini 100% elétrico, pode se sentir um pouco desapontado com a nova ideia. Afinal, um dos grandes atrativos de dirigir um carro da marca é a combinação de potência, som e vibração do motor – características que ainda não foram completamente capturadas pelos elétricos.

E por falar em decisões importantes, o sucessor do Urus, que inicialmente seria elétrico, também mudou de rota. Agora, ele vai ser lançado como um híbrido plug-in, uma escolha que confirma a cautela da Lamborghini e de outras fabricantes diante do mercado. Essa mudança de perfil não é só da Lamborghini: várias montadoras estão repensando suas estratégias.

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A demanda por carros elétricos não está crescendo tanto quanto se esperava e, por isso, as montadoras estão ajustando seus planos. Essa realidade gera uma incerteza que a gente sente até no dia a dia. Muita gente, por exemplo, ainda possui dúvidas sobre a autonomia dos elétricos, especialmente em viagens longas ou em estradas onde o abastecimento de energia pode ser complicado.

Mesmo em meio a essa transformação, a Lamborghini não quer se livrar de seus motores a combustão tão cedo. A marca acredita que os combustíveis sintéticos podem ser a solução para manter seus icônicos motores V12, permitindo que ainda possamos sentir e ouvir aquele ronco inconfundível em nossos passeios emocionantes.

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Além da Lamborghini, outras grandes empresas do setor automotivo também estão alterando suas rotas. A Ford, por exemplo, decidiu cancelar o desenvolvimento de um SUV elétrico de três fileiras e a Nissan retirou dois sedãs do seu planejado portfólio de elétricos. Até a Ferrari, a eterna rival da Lamborghini, adiou o lançamento de seu segundo modelo elétrico.

O que parece claro no cenário atual é que, mesmo entre as marcas de luxo, a eletrificação total perdeu a aceleração que se esperava. Então, galera, o futuro ainda promete ser elétrico, mas talvez a gente tenha que esperar um pouquinho mais para ver isso se concretizar de forma robusta e emocionante.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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