Automotivo

GWM planeja nova fábrica no Brasil para reduzir preços de carros

Na última semana, a GWM fez a sua entrada triunfal no Brasil ao inaugurar sua primeira fábrica em Iracemápolis, São Paulo. A cerimônia foi bem badalada, com a presença do Presidente Lula e um destaque especial para o Haval H6 GT híbrido plug-in, que representa o futuro da marca por aqui. E parece que a GWM, que é de origem chinesa, não pretende parar por aí; fontes da Bloomberg indicam que eles já estão considerando abrir uma segunda unidade no Brasil.

Conversas com vários estados estão rolando sobre possíveis locais para essa nova fábrica, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo. Ricardo Bastos, da GWM, mencionou que eles estão pensando em opções, incluindo a compra de uma fábrica já existente ou, se necessário, erguer uma nova do zero. Uma flexibilidade que pode ser fundamental para a estratégia deles.

O Que Vem por Aí

Atualmente, a linha de produtos da GWM no Brasil tem um pequeno "vazio". Os modelos que estão sendo oferecidos têm preços a partir de R$ 200 mil, enquanto o preço médio dos carros 0km no Brasil gira em torno de R$ 150 mil. Bastos afirmou que a GWM precisa lançar carros mais competitivos nessa faixa de preço. A ideia seria incluir um SUV menor que o Haval H6 e uma picape mais acessível que a Poer P30, que está prestes a desembarcar no Brasil.

O Haval H4, por exemplo, já está fazendo sucesso em mercados como o chileno. Ele é um SUV compacto, que lembra o tamanho de um Corolla Cross, e vem com um sistema híbrido bem interessante, que combina um motor 1.5 turbo com um motor elétrico, ideal para quem busca eficiência sem perder a pegada.

A Fábrica de Iracemápolis

A fábrica, que já conta com 600 funcionários, deve chegar ao final deste ano com cerca de 1.000 empregos diretos. A previsão é que esse número dobre conforme a empresa comece a exportar para outros países da América Latina. Durante a inauguração, a GWM também anunciou a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Isso é super importante para garantir que os veículos sejam adaptados às preferências dos motoristas brasileiros e às condições das estradas por aqui.

O novo centro, que vai ocupar um espaço de 15 mil m² (com 4 mil m² construídos), vai focar na tecnologia flex. Com um sistema de produção que segue o conceito “peça por peça”, a GWM já está incorporando componentes de fornecedores brasileiros, como Basf e Bosch, o que promete alavancar a indústria automotiva local.

Novidades à Vista

Agora, se você está de olho em novidades, a GWM também não vai parar por aí. Eles estão prestes a apresentar veículos ainda maiores, como o Haval H9 e a picape Poer P30. Os detalhes vão ser revelados no próximo mês, e a pré-venda já está em andamento. O Haval H9 será lançado com motor 2.4 turbodiesel e um câmbio automático de nove marchas, um verdadeiro carro de força e robustez.

Essas peças estão prometendo entregar mais de 186 cv e um torque impressionante. Claro, os números podem sofrer ajustes para se adequarem ao nosso mercado, mas a expectativa é alta.

Enquanto a GWM se estabelece e planeja novas opções, quem sabe não surge uma oportunidade para nós, motoristas, aproveitarmos essas inovações no asfalto? O cenário automobilístico está aquecido e cheio de possibilidades.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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