Automotivo

Ford rejeita versão sobre Ranger Raptor e salto nas dunas

Um mês atrás, uma picape Ford Ranger Raptor se tornou a estrela das redes sociais depois de “voar” por Canoa Quebrada, no litoral do Ceará. O proprietário, Valécio Nogueira Granjeiro, havia acabado de retirar a picape da concessionária, que custou R$ 490.000, quando ocorreu o incidente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os relatos são impressionantes: a picape alcançou mais de 40 metros de distância e chegou a 10 metros de altura antes de aterrissar em grande estilo. O impacto foi brutal e causou danos significativos, especialmente na suspensão, mas não só nela.

Picape foi vendida e novo dono quer reconstruí-la

O chassi ficou tão danificado que a caçamba realmente empurrou e amassou a parte traseira da cabine. Isso ainda emperrou a capota elétrica. Os para-lamas da frente se desalinhavam, criando espaços visíveis em relação ao capô, enquanto o lado direito ficou com uma amassadinha na porta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O motor também levou sua parte. O cárter ficou quebrado, a caixa de direção trincou e o intercooler ficou todo amassado. A suspensão não foi totalmente avaliada, mas o novo dono acredita que, nesse caso, os amortecedores estão relativamente preservados. Quanto às rodas, três delas amassaram tanto que algumas até perderam os raios. Ah, e todos os sete airbags dispararam!

Agora, a picape é de Alisson Sávio, que criou um perfil no Instagram (@raptorvoadoraoficial) para mostrar a recuperação desse “monstrinho”. O plano é colocá-la de volta nas ruas em breve e, com apenas 350 km rodados, é uma verdadeira pena deixar essa beleza parada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ford não deu picape para Valécio

Recentemente, surgiram rumores de que Valécio teria recebido um voucher de compensação da Ford, mas a montadora negou qualquer envolvimento. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma entrega descontraída de uma nova unidade da Raptor, quase como um comercial, mas a Ford se posicionou de forma clara, ressaltando que não realiza negociações especiais ou descontos relacionados a episódios de direção insegura.

Em nota, a Ford deixou claro que valoriza a segurança e o uso adequado de seus produtos, lamentando qualquer mal-entendido ou desconforto.

Como é a Ranger Raptor?

A Ranger Raptor é diferenciada e fabricada na Tailândia para atender a todos os mercados. Seu design inclui alargamentos nas bitolas, com 256 mm a mais na parte dianteira e 290 mm na traseira, o que exigiu mudanças no chassi. A suspensão dianteira mantém a mesma arquitetura, enquanto a traseira troca o feixe de molas pelas molas helicoidais.

Os amortecedores, da Fox, são um dos grandes trunfos da Raptor. Eles são eletrônicos e adaptáveis, ajustáveis tanto pelos modos de condução quanto por um botão no volante. Embora resistam a boas pancadas, vale lembrar que um uso extremo como o do vídeo viralizado não é recomendado.

O motor é um 3.0 V6 biturbo, especialmente desenvolvido para a Raptor, com 397 cv e 59,4 kgfm de torque. O câmbio automático tem 10 marchas, reforçado e adaptado para a picape. O sistema de tração integral com diferenciais blocantes proporciona uma performance incrível fora de estrada, levando em conta que o caráter agressivo da Raptor é voltado para a aventura.

Quem já dirigiu uma Raptor sabe que é um carro que faz qualquer terreno parecer brincadeira de criança!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo