Ford Ranger PHEV 2025 se destaca em teste na Austrália

A nova Ford Ranger PHEV 2025, a versão híbrida plug-in da famosa picape média, chegou para agitar o mercado. Desenvolvida na Austrália, essa beleza promete trazer um toque de sofisticação e resistência, mesmo enfrentando concorrentes chineses que já estão se destacando com autonomia elétrica maior e preços mais em conta.
Enquanto algumas especificações não empolgam tanto, a Ford quer que você sinta o que a Ranger PHEV realmente oferece nas pistas e estradas de terra. E, olha, essa picape se saiu muito bem fora do asfalto, tornando-se uma verdadeira parceira em aventuras off-road.
Conforto e Funcionalidade
Nos testes que rolaram lá na Austrália, a Ranger mostrou que pode ser tão elegante na cidade quanto robusta no campo. O interior é bem confortável, e o fechamento da tampa traseira é simples e eficiente. Mas como toda nova tecnologia, tem seus pontos a melhorar. O carregamento é meio lento e a autonomia elétrica chega a apenas 49 km, bem menos do que alguns concorrentes oferecem.
Apesar de custar mais de 75 mil dólares australianos, a Ford acredita que a qualidade e o desempenho compensam esse investimento. A versão Sport, por exemplo, tem uma pegada mais completa, superando algumas rivais como a GWM Cannon Alpha.
Potência Sob o Capô
A Ranger PHEV combina um motor 2.3 turbo a gasolina com um motor elétrico, somando 207 kW de potência e 697 Nm de torque. A bateria, com capacidade de 11,8 kWh, fica sob a carroceria, enquanto o tanque de combustível é bem generoso, mantendo capacidade de 70 litros. E o estepe? Continua no lugar tradicional, algo que muitas concorrentes não conseguem manter.
Se você já teve que encarar estradas esburacadas ou carregar peso, sabe como esses detalhes fazem diferença. A Ford, por exemplo, manteve os feixes de mola na traseira para garantir que a capacidade de carga e de reboque não fosse comprometida — essencial para quem usa a Ranger para trabalho ou lazer.
Tecnologia e Recursos
Cerca de 80% dos proprietários da Ranger usam seus veículos para reboque. Por isso, essa versão vem cheia de recursos úteis, como controle de oscilação do reboque e assistente de manobras. Essas ferramentas podem salvar a pá de um caminhão ao estacionar um trailer complicado.
Além disso, quem curte o off-road vai gostar de saber que 59% dos proprietários usam a tração nas quatro rodas. Porém, falta um pouco de robustez em comparação com a concorrência: a PHEV não oferece bloqueio do diferencial dianteiro, algo que você encontra na versão Raptor e em algumas rivais.
A transmissão automática de 10 marchas foi ajustada para essa versão híbrida, oferecendo torque imediato. Apesar disso, o engate da caixa de redução pode ser um pouco lento em relação às versões a diesel.
Modos de Condução e Carregamento
A Ranger PHEV oferece quatro modos de condução elétrica diferentes, permitindo que você escolha como quer dirigir. No modo EV Charge, o motor recarrega a bateria, mas saiba que esse processo leva cerca de duas horas — longe da rapidez que muita gente espera hoje em dia.
A recarga é feita em casa, durante a noite, utilizando uma tomada padrão. Mesmo que funcione em estações de carga públicas, o tempo de espera ainda é um limão se comparado a outras opções no mercado. Além disso, a Ford não recomenda modificações aftermarket na carroceria da picape, pois isso pode afetar os sensores do sistema híbrido.
Pra melhorar as coisas, a marca promete uma linha de acessórios originais para quem deseja personalizar a Ranger para as suas aventuras, com suporte direto da fabricante.
Conclusão
A Ranger PHEV tenta manter aquilo que fez da Ranger um grande sucesso com sua robustez e versatilidade. Mesmo com a concorrência oferecendo mais por menos, a Ford confia em seu legado e na qualidade superior que entrega.
Nesse cenário de picapes híbridas plug-in, o mercado está a todo vapor. Várias marcas estão se mobilizando para lançar novidades, prometendo um futuro interessante e cheio de opções para nós, amantes de carros.