Ford foca em reboque e carga na Ranger PHEV

A Ford está apostando forte na nova Ranger PHEV, focando na capacidade de reboque e na carga, algo que os apaixonados por picapes valorizam de verdade. Com a entrada no mercado das picapes híbridas plug-in, a concorrência aumentou, especialmente com modelos como o BYD Shark 6 e o GWM Cannon Alpha dando as caras. Mas a Ford decidiu que a funcionalidade é o que importa. Afinal, quem não quer uma picape que aguenta o tranco, né?
Jim Baumbick, um dos cabeças da Ford, revelou que, após conversar com mais de 5 mil clientes da Ranger, ficou claro que a autonomia elétrica e a potência do motor híbrido não são suas prioridades. O que realmente faz a diferença para eles é a praticidade do dia a dia. E isso fala muito sobre o que nós, motoristas, buscamos quando estamos dirigindo uma picape.
Capacidade de Reboque e Carga
Falando em números, a Ranger PHEV apresenta uma capacidade de reboque de impressionantes 3.500 kg, enquanto a BYD Shark 6 entrega apenas 2.500 kg. Isso é o que se espera de uma picape robusta. Para transporte de carga, o desempenho também é compelido: a Ranger suporta entre 808 kg e 973 kg, superando os 790 kg da BYD e os 685 kg da GWM. Ou seja, se você carrega muita coisa, essa picape está jogando no seu time.
É verdade que a Ford cobra um pouco a mais por isso. Os preços da Ranger PHEV vão de US$ 71.990 a US$ 86.990, enquanto as concorrentes ficam entre US$ 57.900 e US$ 66.990. Mas a marca acredita que o que oferece em desempenho e funcionalidade compensa cada centavo.
Desempenho Mecânico
A parte mecânica da Ranger é bem interessante. Ela combina um motor a gasolina 2.3 turbo com 138 kW e 411 Nm de torque, junto com um motor elétrico de 75 kW. Isso resulta em uma potência total de 207 kW e 697 Nm de torque. A autonomia elétrica é de 43 km, o que pode parecer pouco comparado aos 80 km da BYD e aos 115 km da GWM. Mas, quando olhamos o alcance total da Ranger, que passa dos 800 km graças ao tanque de 70 litros, o jogo começa a mudar.
A baterias da Ranger têm 11,8 kWh, bem menor que as 29,5 kWh da Shark e os 37,1 kWh da Cannon Alpha. Baumbick comenta que essa escolha técnica foi feita para manter o desempenho nas funções de reboque e carga. E não é só isso: a Ranger também conta com o Pro Power Onboard, que disponibiliza 6,9 kW de energia para ferramentas e equipamentos, superando os 6,6 kW da BYD e os 3,3 kW da GWM. Isso pode ser muito útil para quem trabalha e precisa de uma energia extra na hora.
Planos Futuros
E a Ford não para por aí. Embora a bateria menor faça parte da proposta atual, eles não descartam a possibilidade de lançar versões com baterias maiores no futuro. Assim, conseguem atender a diferentes tipos de consumidores. Até agora, essa estratégia parece estar dando certo, com as vendas de modelos híbridos crescendo.
Recentemente, a Ford teve que convocar recall de algumas unidade da Bronco e Ranger 2024 e 2025, o que sempre gera uma certa apreensão entre os motoristas. Entretanto, mesmo com uma autonomia elétrica inferior, a Ranger PHEV se mostra uma opção esperta para quem precisa de uma picape para trabalho pesado, mantendo a força que a gente espera e integrando um toque de eletrificação. Afinal, é sempre bom ter um pouco mais de potência quando precisamos enfrentar qualquer situação.