Ford faz recall de 230 mil Broncos por problema no painel

Nos últimos dias, a Ford voltou a ser assunto entre os amantes de carros com um recall que envolve os modelos Bronco e Bronco Sport. A situação não é das melhores, já que muitos desses veículos estão apresentando uma falha no painel de instrumentos que pode deixar tudo escuro quando você dá a partida. E, convenhamos, isso pode ser bem preocupante na hora de dirigir!
O alerta sobre essa situação foi emitido pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA), que identificou cerca de 229 mil unidades com esse problema. Desses, 128.607 são do Bronco Sport e 101.002 do Bronco, todos dos anos de 2025 e 2026. Ou seja, se você tem um desses modelos, é bom ficar de olho, pois todos correm o risco.
A gravidade da coisa mora no fato de que essa falha no painel pode ocorrer durante o modo de repouso do veículo. Um erro na comunicação do sistema pode fazer com que o painel não ligue, o que significa que você vai dirigir sem saber a velocidade ou se tem alguma luz de alerta acesa. Quem já passou por um trânsito pesado ou por estradas mal iluminadas sabe como isso pode ser arriscado.
A Ford começou a investigar o problema em setembro, quando começou a receber relatos de painéis em branco. Com uma revisão nos dados, os engenheiros se deram conta de que isso parecia muito com uma situação ocorrida em um recall anterior. Apesar dos carros terem saído da linha de produção dentro das normas, a montadora sabia que precisava agir.
De acordo com os documentos enviados à NHTSA, esse problema aconteceu em um momento em que o painel entrou em modo “repouso”, o que fez com que a memória do painel desse uma pane. Desde então, a Ford recebeu doze reclamações formais sobre o problema, mas surpreendentemente não houve registros de acidentes ou ferimentos até o momento. No entanto, 68% das unidades monitoradas mostraram sinais de que poderiam apresentar essa falha.
Os painéis dos Bronco Sport foram fabricados entre 7 de março e 3 de novembro do ano passado, e os do Bronco, entre 31 de março e 3 de novembro do mesmo ano. Para resolver essa questão sem deixar os motoristas na mão, a Ford vai fazer uma atualização no software e desativar um sistema que protege a memória do painel, tudo sem custo. As concessionárias estarão notificadas a partir de 24 de novembro, e os donos vão receber cartas entre 8 e 12 de dezembro.
E não é só isso: a Ford também está lidando com um recall anterior que afetou 740 mil veículos devido a problemas em câmeras de ré, direção e cintos de segurança. Embora a ocorrência desse defeito específico seja considerada baixa, a montadora preferiu tomar medidas antes que a situação se tornasse mais séria. A recomendação é clara: se você notar que o painel do seu Bronco ou Bronco Sport acende em branco, procure uma assistência o mais rápido possível.



