Automotivo

Fiat 500 híbrido: detalhes do motor, preço e interior

O novo Fiat 500 chegou com uma novidade que vai fazer os apaixonados por carros levantarem a sobrancelha: um motor a combustão! Sim, você não leu errado. Embora a intenção inicial fosse que ele fosse 100% elétrico, as mudanças no mercado deram uma nova direção à montadora. Agora, o 500 traz um motor híbrido-leve para dar um toque extra no desempenho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Estamos falando do famoso 1.0 Firefly, que já é um conhecido no Brasil, presente em outros modelos da Fiat, como o Mobi e o Argo. No 500 híbrido, ele entrega 70 cv e vem acompanhado de uma caixa de câmbio manual de 6 marchas. O sistema híbrido é de 12 volts e vai ajudar em situações do dia a dia, mas não espere que ele mova o carro sozinho. É mais um suporte do que uma solução completa para quem busca uma experiência totalmente elétrica.

Por que optar pelo híbrido?

Lá no passado, o Fiat 500 fez um sucesso danado no Brasil, mas a nova geração ficou cara demais para ser um carro de massa. Com o Argo fora de linha e o Fiat Panda lá na Europa, o 500 passou a ser uma das poucas opções da marca por lá. Agora, com a volta do motor híbrido, a empresa espera aumentar a produção. A meta é fabricar cerca de 5.000 unidades até o final do ano na fábrica de Mirafiori, na Itália. Para você ter uma ideia, essa planta, que hoje só produz carros de nicho como o Maserati e o 500e, vai precisar aumentar a produção para 100.000 carros anualmente.

Quando os modelos pré-seriados forem montados, a produção vai contar com novidades. O motor 1.0 Firefly híbrido-leve será uma boa companhia para quem busca um carro econômico. Embora não existam números oficiais de consumo ainda, especula-se que ele deve girar em torno de 20 km/litro, dados os tamanhos semelhantes ao Panda.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Três opções de carroceria

Assim como na versão que conhecemos entre 2009 e 2019, o Fiat 500 híbrido vai ser disponibilizado em três formatos: o tradicional, o 3+1 (que tem uma porta extra do lado do passageiro) e o Cabrio. Na estreia, que acontece em novembro, também veremos uma edição especial chamada Fiat 500 Torino, bem no estilo de homenagear a cidade natal do 500, que nasceu em 1957.

E não se preocupe com a tecnologia a bordo! O novo 500 vai contar com uma tela digital de 7 polegadas e um sistema multimídia Uconnect 5 de 10,25 polegadas. O segurança não fica para trás: ele vem com seis airbags e um sistema ADAS que inclui frenagem automática, assistente de manutenção de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito.

Preço mais acessível

O que também chama a atenção é o preço do novo 500 híbrido, que deve ser bem mais acessível do que o atual modelo elétrico. Os valores começam em torno de € 17.000 (algo em torno de R$ 108.765), praticamente metade do preço do 500e, que hoje está na casa dos € 29.950 (ou R$ 191.618).

Ainda não se sabe se esse modelo vai chegar a outras partes do mundo, mas a parceria do motor Firefly com a tecnologia híbrida pode ser um indício de um futuro compacto nacional, que substituirá o Argo após 2027.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente, o Fiat 500 vendido no Brasil só está disponível na versão ICON, que possui um motor elétrico de 118 cv e um torque de 22,4 kgfm. Os preços dessa versão começam em R$ 214.990.

Agora, é esperar para ver como esse novo 500 se comporta nas ruas, e se será a nova paixão de quem ama dirigir!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo