Automotivo

Ferrari Amalfi e Roma: comparação de motor e preço

A Ferrari sempre nos surpreende, não é mesmo? Quando pensamos que a marca vai reestilizar um modelo, ela geralmente opta por dar a ele um novo nome, e a nova aposta é a Ferrari Amalfi, que vem para substituir a famosa Roma. Vamos mergulhar nas novidades que esse foguete italiano traz?

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A ideia por trás da Amalfi é capturar a essência da Dolce Vita italiana enquanto celebra a beleza do mar Tirreno. O design, que se manteve fiel às proporções do modelo anterior, recebeu ajustes em lugares estratégicos, garantindo que o visual continue de tirar o fôlego. Isso é bem típico da Ferrari, que coloca sua marca registrada em cada detalhe.

Exteriores

Lá em 2019, a Ferrari Roma já tinha quebrado paradigmas com seu design suave e polido, que foge do clássico que esperávamos. A Amalfi mantém essa linha de estilo, mas com um toque especial: ela é inspirada no motor V12, que faz toda a diferença na frente do carro. Os faróis continuam indistintamente finos, e, embora a grade tenha desaparecido, isso não compromete a eficiência aerodinâmica, que é uma preocupação sempre presente.

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Na traseira, as luzes finas também se destacam, enquanto a asa móvel se esconde, pronta para ativar e garantir uma pegada de 110 kg a 250 km/h. Quem já pegou uma estrada cheia de curvas sabe como esse tipo de detalhe faz a diferença na hora do desempenho.

Interiores

Agora, vamos falar do coração da máquina: o volante. Embora pareça estranho colocá-lo como prioridade, ele é fundamental para domar os Cavallinos. A ergonomia é chave e a Amalfi fez um retorno aos comandos físicos no volante, abandonando aquelas telas sensíveis que provocaram muitas críticas na Roma. Não dá para negar que é muito mais prático ter algo que você pode sentir ao toque.

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A nova configuração do interior traz um painel horizontal, mudanças nas saídas de ar e um monitor opcional para o passageiro, sem esquecer dos materiais de qualidade e das várias opções de personalização. Ser proprietário de uma Ferrari é praticamente um convite para se deixar levar pela exclusividade.

Longa vida ao V8

E vamos à parte que realmente importa para os entusiastas: o motor! A Ferrari Amalfi mantém o robusto V8 de 3,9 litros da Roma, mas agora com 640 cv. Essa potência pode parecer modesta em relação a outros modelos da marca, mas, acredite, dá conta do recado. O que impressiona são as inovações como eixos de comando mais leves e turbocompressores que giram a incríveis 170.000 rotações por minuto. Isso se traduz em uma resposta mais rápida e prazerosa na hora de acelerar.

A transmissão de dupla embreagem com 8 marchas promete desempenhos ainda melhores, assegurando a mesma velocidade máxima de 320 km/h, mas reduzindo o tempo de 0 a 100 km/h de 3,4 para 3,3 segundos. É claro que, para quem já pegou um túnel com o pé no fundo, sabe bem que cada milésimo conta.

Os preços

Uma coisa todo apaixonado por carros já sabe: Ferrari nunca é sinônimo de economia. A Amalfi chega por um preço inicial de 240.000 euros na Europa, um aumento em relação ao preço da Roma, que era em torno de 200.000 euros. Vale lembrar que os opcionais podem turbinar esse valor, mas, ah, a exclusividade de dirigir um carro desses é um luxo que poucos têm.

Se você está pensando em uma Roma seminova, no mercado de usados, os preços começam em 200.000 euros e podem ultrapassar 250.000. Isso só demonstra que, mesmo usadas, essas máquinas têm um charme e uma valorização que são bem difíceis de encontrar em outros lugares.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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