Chevrolet planejava trazer elétricos da China antes da BYD

O Brasil vai ganhar dois novos jogadores no time dos carros elétricos: o Spark EUV e o Captiva EV. Os lançamentos acontecem na próxima semana, mas não se engane achando que isso é uma reação à concorrência recente. Em um papo com executivos da Chevrolet durante um evento em Detroit, ficou claro que essa estratégia já estava desenhada e bem engrenada antes de 2022.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Segundo Rafael Santos, o Vice-Presidente de Vendas e Marketing da General Motors na América do Sul, a escolha pelo Spark EUV e pelo Captiva EV foi tomada muito antes do que se imagina. A GM já tem uma presença forte na China e estava preparada para trazer essas novidades para outros mercados, incluindo o nosso.
Esses dois modelos elétricos são produzidos pela SGMW, uma joint-venture que junta forças entre a SAIC, a GM e o Wuling Group. É uma parceria antiga, que vem desde 2002, e que tem rendido bons frutos para todos. Em 2011, a GM aumentou sua participação na joint-venture, mostrando que essa relação é sólida e promissora.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Adequação e validação de qualidade
Como tudo que a GM faz, os novos elétricos passaram por um rigoroso processo de adequação para o Brasil. Isso significa que ajustes em acabamento e equipamentos, além de adaptações de software, parte mecânica e suspensão, foram feitos. Para quem não sabe, no mundo das montadoras, isso leva em média dois anos. E, se precisarem de mais mudanças, pode demorar ainda mais.
Recentemente, tive a oportunidade de conhecer o Centro de Tecnologia da GM em Warren, Michigan. Uma verdadeira caverna de Aladin para quem ama tecnologia automotiva! Eles validam tudo por lá: sistemas de central multimídia, painéis e comandos, tudo interconectado e funcionando em tempo real. É como ver uma orquestra afinada, com processos gravados e monitorados continuamente.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Novos modelos à vista
A conexão entre a GM e a China é muito mais profunda do que a simples troca de produtos. É uma parceria de mais de 20 anos, o que representa uma troca rica de conhecimento e tecnologia. E o foco agora é trazer ainda mais elétricos para o nosso mercado.
O que vem a seguir é surpresa para muitos, pois pode parecer que os lançamentos são apenas uma resposta à chegada de marcas chinesas por aqui. Na verdade, essa decisão foi tomada antes mesmo da BYD lançar seu primeiro carro elétrico no Brasil, lá em fevereiro do ano passado.
Fabio Rua, o Vice-Presidente da GM South America, deu a dica de que novidades estão a caminho, e não é só a respeito dos modelos chineses. Em 2026, teremos a chegada de modelos da Cadillac no Brasil — algo que promete agitar o segmento!
E quem marca presença por aqui é o Chevrolet Starlight, que deve chegar com um design ligeiramente diferente do modelo apresentado na China. A expectativa é alta e a promessa é de que a novidade seja do agrado dos apaixonados por carros.
Estamos vivendo uma verdadeira revolução no mundo automotivo, e essas mudanças prometem trazer muita emoção nas estradas!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE